Portugal
"Aguardamos que os especialistas se pronunciem", diz FC Porto sobre arbitragem
Redação
2021-04-23 09:35:00
Dragões deixam alguns casos de arbitragem para análise

O FC Porto bateu o Vitória, no Estádio do Dragão, na última noite, mas a atuação de Tiago Martins, o árbitro, e de Rui Costa, o VAR deste encontro, merecem reparos e críticas por parte dos azuis e brancos que desafiam os "especialistas" a comentarem os lances ocorridos na partida que deixou os portistas mais próximos do Sporting, que é líder, e, ao mesmo tempo, do sonho de revalidação do título quando ficam a faltar seis jornadas para o final do campeonato e ainda com jornadas escaldantes pelo meio até 'cair o pano' na edição 2020/21 da Liga NOS.

Na edição desta sexta-feira da newsletter Dragões Diário, o FC Porto vira o foco para o embate da próxima segunda-feira frente ao Moreirense, em Moreira de Cónegos, mas não deixa passar em claro a arbitragem do jogo frente ao Vitória, num jogo em que um golo de Marega serviu para os pupilos de Sérgio Conceição amealharem mais três pontos. "A próxima final na luta pelo título acontece já na segunda-feira frente a mais uma equipa do concelho de Guimarães, o Moreirense. Até lá, aguardamos que os especialistas se pronunciem sobre lances como estes", indicam os azuis e brancos, aludindo aos três lances polémicos da última jornada ocorridos no palco azul e branco.

Esses lances foram, de resto, compilados pelo porta-voz portista Francisco J. Marques, diretor de Comunicação e Informação, que partilhou o vídeo nas redes sociais para manifestar o descontentamento dos azuis e brancos relativamente a estes casos.

Entre eles está um lance no qual, quase a terminar a partida, os portistas ficaram a reclamar a marcação de uma grande penalidade por entenderem que o defesa do Vitória tocou na bola com o braço. Tiago Martins e Rui Costa assim não entenderam e mandaram seguir. E o que se seguiu foi também a indignação de Sérgio Conceição.

"Naqueles lances em que deve haver intervenção do VAR, não estão a cair para o nosso lado, estou a lembrar-me deste lance final, do Francisco [Conceição], há um desvio claro com o braço, acredito que seja difícil para o árbitro ver, mas quem está sentado numa cadeira consegue ver perfeitamente que é penálti", criticou Sérgio Conceição, em declarações após a partida.

O treinador dos azuis e brancos apelou à responsabilidade das equipas de arbitragem nesta ponta final da temporada. "Estamos a caminhar para o final do campeonato e é muito importante que todas as equipas estejam bem. Quando equipa de arbitragem não esta bem, há quem os ajude".

Aos jornalistas, Sérgio Conceição referiu ainda, apesar de o FC Porto ter vencido, e estar a vencer pela margem mínima na altura em que ocorreu o lance de Francisco Conceição, lembra que o Vitória poderia ter chegado ao empate e, aí, as contas do título poderiam ser outras.

"Não sabemos o que vai acontecer a seguir. Num último lance, numa bola para a frente, não sabemos se o Vitória não pode empatar numa situação que não estamos à espera. E esses pontos são importantes na definição dos nossos objetivos, que é ser campeão, que acreditamos ainda ser possível. É importante que toda a gente esteja bem e sóbria para esta ponta final do campeonato, para que seja definido dentro das quatro linhas."

O FC Porto saiu mais próximo do líder Sporting nesta ronda, ficando a quatro pontos dos leões, que empataram em casa frente à Belenenses SAD e permitiram uma aproximação dos dragões que têm feito aproximações consecutivas ao conjunto orientado por Rúben Amorim.