Portugal
“Adeptos do Sporting estiveram sempre ao nosso lado e merecem tudo isto”
2021-06-21 21:20:00
Sebastián Coates faz balanço de uma temporada de sonho, que espera repetir

Os adeptos do Sporting vivem dias felizes, numa temporada de grande sucesso, em que o clube de Alvalade colocou um ponto final num longo jejum de 19 anos sem festejar o título de campeão. Em entrevista à revista da Liga, o capitão do Sporting, Sebastián Coates, faz uma retrospetiva da temporada e fala em justiça para os adeptos.   

“Quando acabou o jogo com o Boavista, tive vários sentimentos, sobretudo de dever cumprido. Viajei por tudo o que passámos, recordei-me de todas as pessoas que trabalham ao nosso lado e, claro, lembrei-me dos adeptos, que estiveram sempre ao nosso lado e mereciam tudo isto”, destacou o capitão leonino.

Nesta entrevista publicada na revista oficial da Liga, o central uruguaio elogiou o plantel que, apesar de ser composto por muitos jovens, tinha uma linha de rumo, sob a batuta de Rúben Amorim. O defesa-central, porventura o jogador mais importante da equipa, divide louros por todos os companheiros e destaca cada um deles, como um grande capitão deve fazer.

"No início da temporada todos nós estávamos na expetativa e a pensar como iria correr a época. O grupo, que foi muito bem liderado por Rúben Amorim, era composto por muitos jogadores jovens, mas, na verdade, desde o primeiro dia eles sabiam onde estavam, o que tinham de fazer e aproveitaram a oportunidade que tiveram. Souberam fazê-lo! Da nossa parte, só tínhamos de acompanhar e saber se necessitavam de alguma ajuda. Sendo eu um dos jogadores mais velhos da equipa, assim como, o Luis Neto, Adán, Antunes - que jogou menos, mas ajudou muito a equipa -, João Mário e João Pereira, que tinham muita experiência, fiz parte de um grupo onde tínhamos uma mistura de jogadores com experiência e jogadores com muita vontade de jogar e de ficar na história do Sporting

Numa análise à sua prestação ao longo da época, o defesa que chegou a Alvalade em 2015 (emprestado pelo Sunderland antes de o seu passe ter sido comprado pelo Sporting), assume que a temporada foi “muito especial”. E lembrou o recorde de golos marcados pelo Sporting.  

“Senti-me sempre muito confiante. O grupo deu-me essa confiança. E à medida que os jogos iam passando e correndo bem, continuei e aumentei a confiança”, referiu o ‘patrão’ da defesa leonina.

A partir de determinada altura, assinala Sebastián Coates, o plantel do Sporting passou a cooperar, ao mesmo tempo que competia. E esse compromisso de ajuda mútua fez com que as vitórias se tornassem mais fáceis.  

O defesa uruguaio espera repetir a façanha, na próxima época, mas já com adeptos na bancada. “Espero que regressem em breve”, diz, certo de que não se repetirá uma época “impensável”, sem público nos estádios.  

“Quem gosta de futebol não acharia isto possível. Estamos habituados a entrar no estádio e ver as bancadas repletas. Foi um ano estranho”, referiu. 

Com o leão ao peito, Coates já somou 240 jogos, tendo apontado 23 golos. Foi campeão por uma vez, erguendo também três Taças da Liga e ainda uma Taça de Portugal. O uruguaio não quer ficar por aqui e está convencido de que poderá conquistar mais títulos no Sporting. 

Pra a proxima época, deseja "o mesmo de sempre": "No fundo, o normal tanto para a minha vida pessoal como profissional. Os objetivos são sempre os mesmos.
Fazer o melhor que sei e que sabemos, conquistar o maior número de títulos possíveis e jogar bem nos jogos da Champions".