Portugal
"Adepto do Sporting contente com duas ligas em 10 anos. No Benfica é negativo"
2024-05-28 11:50:00
"A pressão que existe num treinador do Benfica é muito diferente da que existe num do Sporting", diz Mauro Xavier

Roger Schmidt tem sentido a pressão de treinar o Benfica. O técnico germânico falhou quase todos os troféus da temporada, à exceção da conquista da Supertaça Cândido de Oliveira. Contudo, Rui Costa segura o germânico. Mauro Xavier, gestor e conhecido adepto encarnado, preferia ver Schmidt pelas costas a deixar a Luz. Mas essa não é a ideia do presidente encarnado.

Por isso, o Benfica vai começar a nova época com Roger Schmidt no comando técnico. Mas Mauro Xavier teme que a pressão e a contestação aumentem quando algum desaire aparecer no caminho do emblema da Luz.

"Adepto do Sporting contente com duas ligas em 10 anos, no Benfica é negativo"

Nos últimos tempos, muitos comentadores têm feito referências ao facto de, por exemplo, Frederico Varandas segurar Rúben Amorim depois de ficar em quarto lugar no campeonato. E uma época depois desse quarto lugar, o Sporting foi campeão.

Para Mauro Xavier, isso “tem sempre que ver com a ambição do que é expectável em cada um dos clubes e em cada um dos momentos”. E no Benfica, o gestor nota que pressão é constante. 

“O Rúben Amorim esteve nove dérbis sem ganhar. Isso seria impensável no Benfica. Portanto, a pressão que existe num treinador do Benfica é muito diferente da pressão que existe num treinador do Sporting”, justificou Mauro Xavier.

Em declarações ao podcast da Sports Tailors, o conhecido sócio do Benfica salienta que “se o Sporting entrar num ciclo de vitórias diferente, será muito diferente a seguir a esse ciclo”.

"Benfica tem um maior nível de exigência devido à sua história"

Por isso, na época passada, em Alvalade, a contestação ao técnico Amorim não aconteceu como agora se vê entre os adeptos do Benfica a Schmidt. “Não havia nenhum adepto chateado com esse quarto lugar”, observou Mauro Xavier.

“O Benfica tem um maior nível de exigência devido à sua história e à expectativa dos seus adeptos do número de vitórias que venha a alcançar”, sublinhou ainda o conhecido associado das águias, fazendo uma leitura sobre o contexto que vê na Luz por comparação em Alvalade.

“Se perguntar a um adepto do Sporting se ficaria contente em ganhar dois campeonatos nos próximos dez anos, provavelmente, responderia que sim. No Benfica isso era perfeitamente negativo”, avisou Mauro Xavier.

Nesta entrevista, o conhecido associado, que já admitiu que respeita a decisão de Rui Costa, mesmo não concordando com ela, apelou à unidade dos benfiquistas para que o clube volte às vitórias. E avisou que espera por mudanças no setor da arbitragem.