A TVI e o Moreirense celebraram um acordo tendo em vista os direitos de transmissão dos jogos caseiros do clube minhoto. O acordo entra em vigor a partir das época 2025/2026 até junho de 2028. Um professor de Direito do Desporto nota uma "pedrada no charco" na ideia de centralizar os direitos de transmissão televisiva no campeonato português.
O Moreirense e a TVI chegaram a acordo para que os jogos dos cónegos passem em sinal aberto na próxima época. Para Lúcio Correia esta é uma situação que levará a problemas adicionais para a centralização de direitos de transmissão.
Acordo TVI e Moreirense para direitos de transmissão
O professor de Direito do Desporto nota "uma pedrada no charco no processo de negociação da centralização dos direitos". "Se os clubes não se entenderem, o Governo tem de atuar, como sucedeu em Espanha", referiu Lúcio Correia, em declarações na Renascença.
Recorde-se que o Governo já aprovou a centralização de direitos de transmissão a partir da época de 2028/29. E o acordo agora celebrado pelo Moreirense e a TVI coloca reservas quanto ao que acabará por ser feito no futuro.
Lúcio Correia diz que este acordo do Moreirense com a TVI "não é ilícito". Certo é que a centralização de direitos de transmissão é um tema já com vários anos.
Contudo, não está em vigor essa funcionalidade. Mas o Governo já legislou nesse sentido. Resta saber o que farão os restantes clubes face aos recentes desenvolvimentos.
"Se os clubes não se entenderem, o Governo tem de atuar, como sucedeu em Espanha"
Por exemplo, o Benfica transmite os seus jogos no Estádio da Luz através da Benfica TV. Tal situação ocorre apenas em jogos do campeonato. Na Liga dos Campeões ou outras provas europeias é outro operador. Também os jogos da Taça de Portugal na Luz não são transmitidos pela Benfica TV.
Direitos de transmissão: Acordo TVI e Moreirense é "pedrada"
Foi com Luís Filipe Vieira que a Benfica TV passou a transmitir os jogos do Benfica em casa no campeonato. A dada altura, recorde-se, a Benfica TV também chegou a transmitir a Premier League.
Agora, além do Benfica, também o Moreirense adota uma medida de acordo isolado. O emblema minhoto entendeu-se com a TVI. A estação de Queluz irá transmitir os jogos do Moreirense em casa para o campeonato. O acordo é válido de igual modo, no caso de o Moreirense cair de divisão.