Portugal
"Acho que Portugal tem todas as possibilidades de ganhar o Mundial"
2022-10-18 13:25:00
Diogo Costa fala sobre o FC Porto e a Seleção Nacional em entrevista à Betano

Diogo Costa é o jogador do momento no Estádio do Dragão. Formado no clube azul e branco, o jovem guardião superou toda a concorrência pelas redes azuis e brancas e é hoje incontestável na defesa portista. Internacional português, Diogo Costa conseguiu também convencer Fernando Santos a entregar-lhe a baliza da Seleção Nacional, relegando Rui Patrício para o banco.

A poucas semanas de arrancar o Campeonato do Mundo, em entrevista à Betano, Diogo Costa fala das ambições que tem para o conjunto português na prova que se vai realizar no Qatar. "Estou ansioso e motivado para que chegue. Acho que Portugal tem todas as possibilidades de ganhar o Mundial. Temos de ter os pés assentes na terra. Podemos passar no grupo (com Coreia do Sul, Gana e Uruguai), mas hoje em dia não há jogos fáceis. Temos de estar atentos e focados", indicou o internacional português.

Em relação à forma como tem conduzido a sua carreira, Diogo Costa destaca que tem procurado absorver tudo aquilo que pode de outros guarda-redes que considera como exemplos.

"Tirando um pouco daqui, outro dacolá tentei fazer um só. Procuro ser o mais completo possível, ser o mais perfecionista", referiu o camisola 99 dos dragões, sublinhando quais são os guarda-redes da atualidade que coloca no lote de estrelas.

"Ter Stegen, Oblak, Alisson e Neuer", salientou o jogador do FC Porto, lembrando que "Casillas era um ídolo" e teve oportunidade de conviver com ele no FC Porto.

A esse respeito, Diogo Costa lembra que nos primeiros dias "era admirável vê-lo trabalhar" e "aprender com ele", não negando que colheu ensinamentos que considera valiosos.

"Consegui tirar coisas que achava que podia melhorar e que o via fazer para tentar ser um guarda-redes o mais completo possível. Via muito o Iker, Buffon, Neuer", relatou Diogo Costa, fazendo ainda notar que também tem vindo a tentar aperfeiçoar a sua carreira com os exemplos de outros guardiões do FC Porto como "Helton" e vendo também "até vídeos do Vítor Baía".

No FC Porto há vários anos, Diogo Costa mostra-se ainda satisfeito pela aposta que o treinador Sérgio Conceição tem feito em si e relata que aquilo que o treinador lhe diz para fazer é levado muito a sério.

"Conceição deu-me oportunidade. Pela forma como ele lida connosco, com a vida e a maneira de ver futebol, pela personalidade que tem, ele está marcado na minha carreira", disse Diogo Costa.

De resto, o camisola 99 do FC Porto confessa que Sérgio Conceição é um técnico que procura ter os jogadores no limite. "É um treinador que nos obriga a estar no nosso melhor, que existe muito de nós", destacou, antecipando também o clássico de sexta-feira para o campeonato contra o Benfica.

Diogo Costa admite que "no dia do jogo há aquele bichinho" e "borboletas no estômago" dado que são sempre embates em que existe a "responsabilidade de ganhar o jogo".

"Depois de entrar no campo as coisas fluem e damos sempre o nosso melhor", prometeu o internacional português que defende as cores azuis e brancas.