Portugal
"Acho estranho o Amorim levar estes jogos todos de castigo", diz Tiago Fernandes
2021-04-15 09:35:00
"Há logo a conversa do Sporting ‘vai morrer na praia’. Há bem piores"

Antigo treinador do Sporting, Tiago Fernandes não compreende o clima de 'depressão' que se está a instalar entre figuras ligadas ao passado leonino na sequência dos dois empates frente a Moreirense e Famalicão, que permitiram uma aproximação dos rivais leoninos na classificação. O ex-técnico da equipa principal e da formação de Alcochete pede confiança e união junto da equipa de Rúben Amorim e lembra que há situações "bem piores".

Tiago Fernandes mostra-se desagradado com a narrativa que rapidamente se instalou mal o Sporting perdeu quatro pontos fruto de dois empates. "Há logo a conversa do ‘o Sporting está a cair’ ou ‘vai morrer na praia’”, lamentou Tiago Fernandes, realçando que há equipas que estão em situações "piores". "Há situações bem piores. Se estivessem em segundo, a seis pontos do primeiro, era muito mais difícil", refere, lembrando que o Sporting "já passou por situações muito mais difíceis e conseguiu dar a volta".

O ex-técnico verde e branco lamenta o que se tem dito e escrito, realçando que a formação orientada por Rúben Amorim segue invicta no campeonato, não tendo ainda sofrido qualquer derrota, mantendo à entrada para a 27.ª jornada do campeonato seis pontos de avanço para o segundo classificado, o FC Porto, e nove para o terceiro, o Benfica. "Até parece que o Sporting empatou com o Famalicão e Moreira de Cónegos e que os outros ganharam os jogos todos."

Tiago Fernandes realça que por se empatarem dois jogos não há motivos para se começar a colocar tudo em causa e apela ao sentido de união entre os sportinguistas, sobretudo agora que Rúben Amorim foi castigado com jogos de suspensão na sequência de expulsão aplicada por Rui Costa, da Associação de Futebol do Porto, no último jogo diante do Famalicão. 

A este respeito, em declarações na Renascença, Tiago Fernandes admite que este castigo a Rúben Amorim é "estranho" e lembra que, anteriormente, o Conselho de Disciplina teve outro tipo de interpretação. "O que se tem visto é ser aplicada uma multa e o treinador poder estar no banco no jogo seguinte. Neste caso, acho estranho o Rúben ter levado estes jogos todos de castigo", declarou Tiago Fernandes sobre o castigo a Rúben Amorim.

O treinador do Sporting foi penalizado com uma pena de suspensão no período de 15 dias, na sequência da expulsão no recente duelo entre leões e Famalicão, que terminou empatado a uma bola, em Alvalade, e com confusão após o apito final. Porém, um especialista em Direito Desportivo já referiu que Rúben Amorim poderá sonhar em estar no banco dos suplentes nos próximos encontros do emblema de Alvalade, que é líder do campeonato, caso opte por seguir uma via semelhante à que seguiu João Palhinha, recentemente, nos tribunais.