Portugal
"Acabem é com a Taça da Liga". Guilherme Aguiar contra redução no campeonato
2021-03-03 12:50:00
Estudada hipótese de redução de equipas na I Liga a partir da temporada 2022/23

Numa altura em que vários treinadores têm deixado queixas sobre a densidade competitiva, poderá estar em marcha um plano para a redução do número de clubes no campeonato.

O ex-responsável da Liga, José Guilherme Aguiar, não concorda com a eventual redução do número de clubes que disputam o principal campeonato português, aconselhando as instâncias desportivas nacionais a pensarem antes na extinção da Taça da Liga.

"Essa hipótese foi estudada eu ainda era responsável da Liga", começou por explicar Guilherme Aguiar em relação à redução do número de clubes na I Liga, destacando que passar para 16 emblemas em vez dos atuais 18 não resultará em benefícios competitivos, se mantiverem a Taça da Liga.

"A uma redução para 16 e manutenção da Taça da Liga eu digo não", disse de forma clara o antigo responsável pelo organismo agora chefiado por Pedro Proença, que gere as principais competições profissionais em Portugal - I e II Liga.

Guilherme Aguiar justifica a sua posição em relação à Taça da Liga e destaca que a prova, que é tutelada pela Liga, não cria expectativa entre os clubes.

"A Taça da Liga não leva absolutamente a nada. Se ainda permitisse um apuramento europeu...", disse o ex-responsável pela Liga, destacando que esta competição "serve para fazer a final-four com os principais clubes, com habilidades".

"É um fim de semana com uma certa exposição mas a rentabilidade para os clubes é zero", declarou Guilherme Aguiar, esperando que o quadro competitivo de 18 clubes não se altere na I Liga, salientando que mesmo a nível financeiro vê rentabilidade.

"Que continuem com 18 clubes que os direitos televisivos são fortes para justificar os 18 clubes", indicou Guilherme Aguiar, salientando ser necessário pensar na II Liga e numa profunda reformulação.

"Se calhar, dividir a II Liga em duas zonas. Esta II Liga é que deveria ser a antecâmara da I Liga", referiu José Guilherme Aguiar, na Antena 1, no dia em que o Record destacou que a hipótese de redução de equipas no campeonato já foi apresentada aos clubes e pode entrar em vigor na temporada 2022/23.

"Acabem é com a Taça da Liga", insistiu Guilherme Aguiar, um dos rostos mediáticos contra a Taça da Liga, prova que nesta temporada foi vencida pelo Sporting, em Leiria, ao bater o Sporting.