Portugal
"A teoria do Bayern não existiu. Se existisse, Schmidt não pensaria duas vezes"
2024-05-25 15:00:00
"Schmidt está no Benfica porque tem um contrato que mais ninguém lhe paga", defende ex-lateral encarnado Diogo Luís

O final da temporada trouxe consigo um misto de emoções para os adeptos do Benfica, que viram o clube conquistar apenas a Supertaça no desfecho de uma época repleta de altos e baixos.

Enquanto a euforia pela conquista da Supertaça no início da época foi palpável, fazendo antever uma temporada sem grandes sobressaltos, também por culpa do forte investimento feito no plantel, a verdade é que a falta de títulos deixou os exigentes adeptos benfiquistas descontentes, levantando-se agora algumas dúvidas quanto ao futuro da equipa encarnada.

Uma das grandes incertezas da massa associativa das águias pairava sobre a continuidade de Roger Schmidt como treinador principal das águias na próxima época, dúvida esta que foi recentemente desmestificada por Rui Costa, presidente do clube lisboeta.

O líder máximo do Benfica deu uma entrevista coletiva à comunicação social, onde fez um balanço da época que ficou aquém das expetativas e onde confirmou que o técnico alemão irá continuar ao leme dos encarnados, decisão esta que não está a gerar consenso entre os adeptos.

"Schmidt é o treinador do projeto. Imaginem o Rui Costa despedir o Schmidt e contratar outro treinador"

Em declarações na CNN Portugal e confrontado com a ideia de que Rui Costa deu a entender que, caso Roger Schmidt saisse da Luz no final da época, seria sem 'cobrar' nada aos encarnados, Diogo Luís, antigo lateral do Benfica, prefere não ir de encontro a esta ideia, frisando que esta é apenas uma convicção do presidente das águias.

"É uma convicção de Rui Costa, mas eu tenho uma ideia contrária. Não sei, agora quem é que terá razão. Dificilmente eu acho que Roger Schmidt sairia a custo zero, porque se o fizesse, eu acho que o Benfica tinha deixado de sair, sinceramente, e não tinha esperado, pelo final da época, para dizer que o Roger Schmidt fica no Benfica, até porque ele tem contrato", começou por defender Diogo Luís.

"Rui Costa fez aquilo que tinha que fazer. Era o único caminho que ele tinha. Porque quando tu dás três anos de contrato a um treinador, tu tens de estar ciente das capacidades, qualidades e defeitos do próprio treinador. E sobretudo a pagar o que o Benfica pagou", acrescentou o agora comentador.

Para o antigo defesa do clube lisboeta, a decisão de manter Roger Schmidt na Luz faz sentido, uma vez que o técnico alemão é o 'projeto' de Rui Costa e, uma saída de Schmidt da Luz significaria a 'falência' do plano traçado pelo líder das águias.

"Schmidt é o treinador do projeto. Imaginem o Rui Costa despedir o Schmidt e contratar outro treinador. O risco era igual nos dois campos, só que era a falência daquilo que o Rui Costa andou a anunciar, que tinha um projeto", observou Diogo Luís, antes de deixar algumas criticas às contratações recentes dos encarnados.

"Tinha um perfil de jogador, que nós olhámos e percebemos que agora o perfil de jogador já não existia, porque o Jurasek não era aquele perfil, porque o Artur Cabral não era aquele perfil, porque o Marcos Leonardo também não era aquele perfil, e não estou a colocar em causa a qualidade dos jogadores. Mas a verdade é que não têm o perfil para jogar da forma como o Benfica queria jogar, sobretudo com Schmidt.

Nas últimas semanas, o nome do técnico do emblema português foi fortemente apontado ao Bayern Munique, contudo Diogo Luís assume não acreditar que o emblema germânico tenha mostrado interesse em Schmidt, frisando que caso tivesse existido uma proposta, o técnico não pensaria duas vez, uma vez que o clima na Luz não é o melhor para a sua continuidade.

 

"Eu não sei o que é que ele rejeitou, mas eu acho que não apareceram tantos interessados como o Rui Costa nos queria fazer passar. A teoria do Bayern de Munique, eu acho que não existiu, sinceramente, porque se existisse, Roger Schmidt não pensaria duas vezes, pelo menos é a minha opinião, sobretudo tendo em conta o contexto que ele tem no Benfica", justificou Luís.

"Portanto, dizer, ele está aqui porque rejeitou muita coisa, é tão importante, não. Ele está aqui porque tem um contrato que mais ninguém lhe paga e porque nunca ninguém lhe pagou este contrato. E porque, se calhar, nunca teve um plantel à disposição como tem no Benfica e noutras equipas, nomeadamente no PSV, no Salzburg ou na China", rematou o antigo jogador encarnado.