Portugal
"A questão que o Schmdit levanta é pertinente. Eu não sei o que é claro e óbvio"
2023-01-19 11:50:00
"Para o árbitro não foi claro e óbvio porque ele ficou ali muito tempo a ver", diz ex-jogador de futebol Pedro Henriques

A discussão de arbitragem passou dos lances dentro de campo para o léxico futebolistico, no que toca ainda ao clássico entre Benfica e Sporting. E há quem entenda que é necessário que as instâncias que superintendem as leis do futebol esclareçam o que se considera por um lance 'claro e óbvio' que motive, dentro do protoloco de videoarbitragem, ao VAR chamar o árbitro para rever um lance.

Deste modo, e de acordo com as indicações atuais, Pedro Henriques, antigo jogador de futebol profissional, diz que entende as queixas de Roger Schmidt relativamente ao penálti sofrido pelas águias, quando o VAR Tiago Martins chamou o árbitro Artur Soares Dias para rever no monitor um lance dentro da área encarnada entre António Silva e o sportinguista Paulinho.

"A questão que o Roger Schmidt levanta é pertinente porque as indicações que eventualmente deram aos clubes é que o VAR só iria alterar se fosse claro e óbvio. Ora, para o árbitro não foi claro e óbvio porque ele ficou ali muito tempo a ver", observou Pedro Henriques.

Ainda assim, o ex-jogador diz que compreende que Artur Soares Dias se 'defendeu' ao passar alguns minutos na frente do monitor para ver o lance.

"Mas eu percebo porque era um jogo grande onde não podes errar", disse o antigo futebolista, considerando que é da opinião de que o benfiquista António Silva travou em falta Paulinho dentro da área encarnada.

"Mas eu acho que vendo as repetições o VAR não tinha como dizer que não era. E eu acho que o VAR deveria chamar mais vezes o árbitro", apelou Pedro Henriques, sublinhando que não entende essa expressão do 'claro e óbvio'.

"Eu não sei o que é isso de claro e óbvio. Para o VAR aquilo foi claro e óbvio. Se calhar, para os adeptos do Benfica é claro e óbvio que não é. Para os adeptos do Sporting é claro e óbvio que é. Eu não digo que é claro e óbvio. Não tenho esse protocolo", referiu Pedro Henriques.

"Artur Soares Dias esteve sempre à espera"

Em declarações num programa da Sport TV, o antigo jogador estabeleceu ainda que "o VAR fez bem" em chamar a atenção do árbitro Artur Soares Dias.

"Se o VAR olhou e achou que era penálti, tem que chamar o árbitro", frisou Pedro Henriques, deixando ainda a ideia de que não gostou do tipo de arbitragem que Artur Soares Dias fez no jogo da Luz.

"Não gostei da arbitragem deste jogo porque ele esteve sempre à espera", concluiu o antigo jogador de futebol profissional sobre o lance capital do dérbi entre Benfica e Sporting que terminou empatado a duas bolas e permitiu uma aproximação de SC Braga e FC Porto ao primeiro lugar.