A luta pelo título está intensa e o FC Porto ganhou oxigénio para a batalha final com o triunfo na Luz, que deixou Nuno Encarnação, gestor e conhecido adepto dos azuis e brancos, satisfeito da vida e confiante para o que resta do campeonato português, onde a formação da Invicta tenta alcançar o bicampeonato.
Relativamente ao Benfica, que está a dar sinais de quebra nesta ponta final da época e a abrir esperanças no Estádio do Dragão, Nuno Encarnação admite que não se trata de qualquer limitação do aspeto físico. "Não é uma questão física, é uma questão mental. Eles bloqueiam do ponto de vista mental", avalia o conhecido adepto da equipa portista.
"Quando o Benfica está na mó de cima, estádio cheio..."
Nesse sentido, Nuno Encarnação faz notar que o Benfica nem quando está perto de 'reservar' o Marquês de Pombal consegue fazer o 'KO' desportivo da época ao FC Porto no que ao campeonato diz respeito.
"Quando o Benfica está na mó de cima, estádio cheio, a milímetros de ser campeão, ou de garantir o Marquês [de Pombal] e a faixa do reservado, tudo sai ao contrário", salienta Nuno Encarnação.
Em declarações num programa de desporto da CMTV onde é comentador, Nuno Encarnação deixa no ar a dúvida relativamente ao estado de espírito que, não raras vezes, segundo ele, toma conta dos jogadores do Benfica em campo, mesmo quando as coisas parecem encaminhadas para o sucesso.
"Porquê? A culpa é de quem?", questionou o gestor e conhecido adepto dos azuis e brancos, que espera que a equipa de Sérgio Conceição consiga manter a pressão ao Benfica nas próximas jornadas.
FC Porto com sete pontos de desvantagem
Nesta altura, recorde-se, o FC Porto tem sete pontos de desvantagem em relação ao líder da I Liga, sendo que, na teoria, o Benfica tem um calendário mais complicado que o FC Porto.
Os dragões recebem o Santa Clara, o Boavista, o Casa Pia e o Vitória de Guimarães, tendo ainda deslocações em agenda a Paços de Ferreira, Arouca e Famalicão.
Já o Benfica tem no calendário visitas a Chaves, Barcelos, Portimão e Alvalade. Além disso, o clube liderado por Roger Schmidt tem ainda de receber no Estádio da Luz, em Lisboa, o Estoril Praia, o SC Braga e o Santa Clara dos Açores.
A emoção vai estar presente nas próximas jornadas com a intensidade das lutas pelo título a marcar o futebol português. Quem será o campeão? Esta é, nesta altura, a pergunta que todos fazem.