Portugal
A maior exigência de Jesus para a defesa: um canhoto
2017-06-10 20:20:00
Sporting no mercado por um central e os nomes falados têm todos uma característica em comum

Confirma-se: o Sporting está no mercado por um defesa-central e a sua principal característica prende-se no pé preferencial, o esquerdo. Ainda sem qualquer negociação a chegar a bom porto, é certo que Jorge Jesus quer - pelo menos - mais um reforço para aquela posição depois da venda de Rúben Semedo.

Dória (na foto, à direita) é o mais recente nome falado dos canhotos que podem interessar ao Sporting. Com apenas 22 anos, o defesa de 1,89 metros joga no Olympique Marselha e já é internacional pela seleção brasileira, depois de ter brilhado no Botafogo, clube onde se estreou tendo apenas 17 anos.

A última temporada foi a mais produtiva de Dória na Europa. O central jogou em 28 ocasiões e apontou dois golos, um na Liga Francesa e outro na Taça. Outra das qualidades de Dória prende-se na versatilidade, dado que chegou a jogar a lateral-esquerdo na equipa gaulesa em algumas ocasiões.

A hipótese Mathieu parece mais longe, com o elevado salário do experiente francês do FC Barcelona a ser o alegado inconveniente do negócio. Outro dos nomes esquerdinos apontados aos verdes e brancos está na Liga Portuguesa. Lucas Tagliapetra, brasileiro do Boavista, encaixa no perfil pretendido por Jesus. O Bancada já deu a conhecer o jogador que chegou à equipa portuense no verão de 2016.

Ponto da situação central

Com a saída de Rúben Semedo para o Villarreal CF, o eixo central da defesa do Sporting está a sofrer várias mudanças para a próxima temporada. André Pinto, antigo jogador do SC Braga, já foi oficializado e promete ser uma alternativa válida a Sebastián Coates. O uruguaio, que chegou a Alvalade no mercado de inverno de 2015/16, pegou de estaca e parece ser o único titular indiscutível na equipa de Jorge Jesus.

Para além de André Pinto e Coates, o Sporting conta ainda com Paulo Oliveira e Douglas. Se o primeiro joga com regularidade (teve direito a mais minutos no final da temporada e é o central mais utilizado por Jesus no clube leonino), o segundo nem tanto. Douglas realizou apenas oito jogos em 2016/17 - um deles na equipa B - e não convenceu os adeptos leoninos. A juntar à falta de utilização e rendimento, junta-se o alto vencimento que aufere em Alvalade, impeditivo para um jogador que raramente entra em campo.

Mas nem a continuidade de Paulo Oliveira é um dado assegurado. Recentemente, o jornal 'O Jogo' noticiou que o ex-Vitória de Guimarães tinha mercado em França, pelo que pode haver quem faça uma proposta que agrade ao Sporting.

Solução pode estar aos olhos de todos

A solução que Jorge Jesus procura pode estar, no entanto, em casa. Os leões tiveram dois jogadores a rodar na Liga em 2016/17 e outro a jogar nos juniores e equipa B que podem ser opções para a equipa principal do Sporting: Tobias Figueiredo, Domingos Duarte e Merih Demiral, este último também canhoto, o que poderá ser uma vantagem à partida.

Tal como o Bancada já havia referido, os três jovens (de 23, 22 e 19 anos, respetivamente), não estão esquecidos pelo clube, sendo possível que um ou mais tenham uma oportunidade na pré-temporada que vai ter início no próximo dia 22 de junho. Aí, será possível averiguar quem terá ou não uma chance de mostrar o seu valor na formação mais importante do Sporting.