Portugal
"A ideia no Seixal era construir a nossa própria identidade", diz João Tralhão
2020-04-01 16:25:00
O ex-técnico do Benfica destaca o trabalho feito nos escalões jovens em Portugal

O antigo treinador das camadas jovens do Benfica, João Tralhão, realçou o trabalho feito na formação do clube encarnado durante os 18 anos que esteve enquanto colaborador das águias.

“O meu trabalho na academia do Benfica resultou das instruções da administração e dos diretores técnicos. A nossa ideia era construir a nossa própria identidade como academia, com base na troca de conhecimentos entre nós, para que pudéssemos ser inovadores e aumentar o nível de requisitos da equipa”, afirmou João Tralhão à plataforma grega ‘Sport FM’, citado pelo ‘Record’.

Para o ex-adjunto do Mónaco, todas as academias em Portugal devem ser exigentes para continuar a formar atletas e homens.

“Em Portugal, temos a filosofia de atrair e melhorar jogadores, que podem ser a base da equipa principal. Um jovem jogador formado na academia deve estar preparado para jogar na equipa principal. Por esse motivo, é necessário que as academias tenham uma exigência alta ao nível da formação”, comentou.

Numa altura em que todas as competições de formação em Portugal foram canceladas, face ao surto do Covid-19, Tralhão destaca o trabalho feito pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

“As academias portuguesas estão a crescer, mesmo aquelas com as piores instalações e condições. A Federação Portuguesa de Futebol fez um excelente trabalho no campo das academias em todo o país e esse fator garante que a qualidade aumente”, indicou.

Destacando o Benfica, FC Porto, Sporting, SC Braga e Vitória de Guimarães como os emblemas que oferecem “melhores condições” em Portugal, João Tralhão explica o porquê de o investimento na formação é fundamental.

“Acredito que, se um clube deseja ter academias de boa qualidade, precisa de criar uma linha de orientação, uma cultura, uma filosofia. E necessário concentrar nas pessoas certas, com os valores e os papéis certos”, finalizou.