Iker Casillas está fora dos próximos jogos do FC Porto e o seu regresso à competição ainda não é certo, até porque tudo dependerá da vontade do jogador e da avaliação que os médicos possam fazer depois do enfarte sofrido, na quarta-feira, pelo prestigiado guardião espanhol. Assim, Sérgio Conceição terá de encontrar alternativas no plantel para render Casillas, sendo Vaná a opção mais imediata até final da temporada.
Nos três jogos que restam no campeonato, Vaná deverá ocupar o posto na baliza portista, até porque Fabiano Freitas tem vindo a fazer treino condicionado.
Na final da Taça de Portugal, no Jamor, já seria de esperar que o dono da baliza não fosse Casillas, dado que não foi opção para as taças ao longo da época.
De resto, nos 42 jogos em que foi chamado ao longo desta temporada por Conceição, Casillas realizou os encontros oficiais no campeonato, Liga dos Campeões e logo na abertura da época, na Supertaça Cândido de Oliveira.
Vaná deverá ser o senhor que se segue na defesa das redes azuis e brancas, ele que tem estado na 'sombra' de Casillas ao longo da época, sendo frequentemente convocado e ficado no banco dos suplentes.
O antigo guarda-redes do Feirense soma um total de 450 minutos em cinco partidas da Taça da Liga que realizou nesta época, tendo sofrido seis golos.
A opção de Conceição pode recair em Fabiano Freitas, embora o brasileiro venha estando lesionado, mas tem sido ele a defender a baliza portista na Taça de Portugal, onde somou até agora 833 minutos em seis partidas realizadas pelos dragões. Também sofreu seis golos.