Roger Schmidt e elementos da sua equipa técnica marcaram presença no Benfica Campus para assistir ao duelo da Segunda Liga em que participou a formação secundária do clube da Luz frente ao Tondela. A partida serviu para dar minutos aos reforços de inverno Tengstedt e Schjelderup e Octávio Machado, treinador de futebol, antigo técnico de leões e dragões, disse sobre essa visita, que espera que o técnico alemão tenha ido ver todos os jogadores e não apenas tirar notas sobre os nórdicos que chegaram há poucas semanas à Luz.
"É motivador para todos eles. Ele foi ver e naturalmente que os dois jovens vieram tirar espaço aos jogadores da formação do Benfica. Vamos ver o rendimento deles", antecipou Octávio Machado, aguardando para ver aquilo que Tengstedt e Schjelderup serão capazes de fazer de águia ao peito.
"A equipa B será sempre o patamar onde o nível de exigência tem que ser enorme", avisou Octávio Machado, esperando que Roger Schmidt vá mais vezes ver os jovens do Benfica.
"Tem que ir lá mais vezes", argumentou Octávio Machado, que falava em declarações num programa de desporto da CMTV, onde sublinhou que o treinador alemão está a dar um "sinal" ao grupo de jogadores da formação encarnada.
"Para mim, ele deu um sinal a todos", comentou o antigo treinador de futebol, ciente de que a formação do Benfica tem tido espaço nos últimos anos para potenciar jogadores.
"O Benfica habituou a vender por 15 milhões da formação e agora compra por 15 milhões da formação de outros clubes", salientou Octávio Machado que, a dado momento, num tom mais exaltado, fez questão de ironizar com as vendas que as águias têm feito nas últimas épocas.
"O Di María, o Gaitán, o Enzo, é tudo da formação do Benfica", observou Octávio Machado. "A formação de quê? Do River Plate?", destacou o antigo treinador de futebol de Sporting e FC Porto, entre outros clubes, dizendo que tem estado atento à comunicação social e leu que há "insatisfação" na formação do Benfica com a contratação de jovens para a equipa principal.
Ainda que não referindo onde leu, Octávio Machado aconselhou as pessoas a estarem mais atentas, quer à imprensa quer à forma como o Benfica tem vindo a trabalhar a formação.
O clube da Luz tem vindo a integrar jovens dos escalões de formação na equipa principal, sendo que, diga-se, Roger Schmidt tem apostado em vários jogadores made in Seixal como são os casos de António Silva, Florentino Luís, João Neves, Morato e Gonçalo Ramos.