Portugal
“A classificação da Liga é uma mentira”, acusa FC Porto
2021-04-27 08:45:00
Dragões atacam arbitragem, após empate em Moreira de Cónegos

O FC Porto lança fortes críticas à arbitragem do jogo de ontem, em Moreira de Cónegos, depois de um empate que compromete as aspirações portistas na luta pelo título, num ronda em que o Sporting alargou a vantagem da liderança para seis pontos relativamente aos azuis e brancos. Na newsleter desta terça-feira, o foco é o que os dragões consideram ser "um atentado à verdade desportiva", que transforma a classificação da I Liga numa "mentira".

“O Moreirense-FC Porto de ontem pode muito bem ser explicado através de um único lance: ao minuto 81, Francisco Conceição foi atropelado na área do Moreirense. O árbitro Hugo Miguel nada assinalou. O videoárbitro António Nobre, confortavelmente instalado, com acesso a imagens que não deixam margem para qualquer dúvida, não interveio. Um penálti indiscutível ficou por marcar – em linha com o que já se tinha passado antes e com o que ainda viria a acontecer depois”, criticam os campeões nacionais, na newsletter desta terça-feira. 

 Para o FC Porto, lance é “ilustrativo do que foi a globalidade do jogo”. Porém, os dragões vão mais longe e lembram que este não é “caso único”. A terminar o encontro, mais um lance que suscita críticas. 

A última jogada do encontro, uma falta sobre Luis Díaz cometida já dentro da área, resultou apenas em livre direto. E muito mais haveria a discutir, desde um toque de Abdoulaye na perna de Pepe, também dentro da área, num lance em que o central do Moreirense não jogou a bola”, escreve o clube da Invicta. 

O FC Porto coloca ainda em causa a “fiabilidade dalinhas que descortinaram um alegado fora de jogo de dez centímetros”, no lance do golo anulado a Toni Martínez, em período de compensação, e lembram as caraterísticas do estádio de Moreira de Cónegos. 

O que se passou ontem, por azar ou incompetência do árbitro e, especialmente, do videoárbitro, foi um grave atentado à verdade desportiva, que teve como consequências diretas a perda de dois pontos pelo FC Porto e o alargamento para seis da distância para o primeiro classificado. Não há cortina de fumo que o possa mascarar: a atual classificação da Liga é uma mentira”, conclui o vice-líder. 

O FC Porto empatou ontem com o Moreirense (1-1), num jogo com lances controversos. Os azuis e brancos reclamam três grandes penalidades e desconfiam ainda da decisão do VAR, que anulou um golo a Toni Martinez 

O jogo terminou com ânimos exaltados e dedos em riste, visando a equipa de arbitragem. Sérgio Conceição foi expulso, após críticas a Hugo Miguel. O ambiente foi tenso e prolongou-se na saída dos dragões do estádio, com um empresário adepto do FC Porto a agredir um repórter de imagem da TVI.