Portugal
"A associação de treinadores só tem visibilidade contra os treinadores"
2020-01-03 10:25:00
Técnico defende Silas e Rúben Amorim na questão de não terem habilitações legais para treinar

Jorge Silas e Rúben Amorim tem estado no centro da polémica, nos últimos tempos, por causa de não terem habilitações legais para treinar equipas da I Liga, apesar de o fazerem no Sporting e SC Braga, respetivamente.

Manuel José, um dos treinadores portugueses mais titulados, sai a público para criticar a posição da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) que "só tem visibilidade contra os treinadores".

Manuel José salienta que "ninguém sabe que a ANTF existe". "Só nestas situações", criticou e deixou mais reparos à entidade liderada por José Pereira, que disse recentemente que é "uma vergonha esta situação".

"Quando o Silas estava no Belenenses SAD não se levantou uma voz. Ao Pepa, nada. Ao Petit também não. Com todo o respeito que tenho ao Belenenses SAD mas não tem a dimensão que teve antes. Já não falaram [ANTF]. Quando o Silas foi para o Sporting começaram a falar e agora com o Rúben Amorim", explicou Manuel José, em declarações no programa 'Grande Área' da 'RTP3'.

O técnico criticou ainda a forma como os cursos são agendados. "Tem uma vida inteira ligada ao futebol. Eu pergunto: Esta Associação de Treinadores só tem visibilidade contra os treinadores? É que eles são treinadores. Não têm o IV nível? Pois não. O Silas teve o terceiro nível porque em fim de carreira jogou em equipas menores. Na I Divisão, se estivesse a jogar em equipas que lutam pela Europa ou para a Liga dos Campeões como é que tinham tempo para tirar cursos?"

"E depois têm que fazer um ano de estágio por cada nível. Como fazem um estágio de um ano? Não jogam? O Silas tem dois indivíduos na equipa técnica que são oriundos da universidade que têm o IV nível. O Rúben Amorim também tem. O Pepa também. Porquê? São da universidade e tiveram tempo para tirar os cursos de treinadores mas nunca deram um chuto na bola. Têm que fazer os que chegam da universidade. Olha, olha".

Manuel José revelou ainda que a ANTF lhe enviou uma carta a reclamar uma dívida de 80 euros mas garante que não a vai pagar e justifica com os estatutos da associação.

"Recebi uma carta da ANTF há oito dias a dizer que fizeram um esforço grande e a lei vai ser mudada. É mentira. Não fizeram esforço nenhum. Foram coniventes. E fizeram mais, mandaram-me uma carta para eu pagar 80 euros que devo à associação. Não devo um cêntimo. Esquecem-se que nos estatutos diz lá que um treinador depois dos 60 anos, se tiver desempregado, não tem de pagar quotas. Não sabem o regulamento. Não pago nem um cêntimo. Se quiser metam-me em tribunal."