Motores
Vídeo em 3D mostra como halo terá cortado rail e protegido a vida de Grosjean
2020-12-02 11:45:00
Televisão italiana recriou acidente violento para explicar importância do halo

O Grande Prémio do Bahrain ficou marcado por um violento acidente do piloto francês Romain Grosjean, da Haas, e ao longo da semana os especialistas em mecânica e segurança na Fórmula 1 têm procurado explicações para o acidente, que provocou uma explosão instantânea no carro mas que acabou por não provocar ferimentos de maior para o piloto.

O programa de TV italiano ChronoGP, que costuma acompanhar de perto da competição, aprofundou o acidente e chegou à conclusão que o piloto foi salvo por um 'simples' equipamento que os carros de Fórmula 1 têm de há uns anos a esta parte.

Através de uma simulação em 3D, a televisão transalpina explica como Romain Grosjean escapou ileso, no último fim de semana, após o violento acidente graças ao denominado halo.

No vídeo é possível perceber como o halo protegeu o piloto e acabou por 'cortar' o rail de proteção, sem que este tivesse entrado em contacto com a cabeça de Grosjean.

O francês, recorde-se, sofreu queimaduras ligeiras nas mãos e nos tornozelos após o violento acidente que originou uma enorme chama após o carro se ter incendiado e já teve alta.

"A minha mão direita esta manhã. A felicidade que senti quando me disseram que não precisava mais do curativo completo e que poderia usar os dedos foi enorme. Quase chorei. Uma vitória no meu caminho para a recuperação", escreveu Romain Grosjean nas redes sociais.

Embora não sendo muito estético para o carro, na ótica de alguns, o halo acaba por privar os pilotos de terem uma plena visão para a frente do carro já que têm um instrumento à sua frente.

Porém, o halo tem sido testado para permitir uma maior segurança dos pilotos e Grosjean poderá dever a vida a um dos instrumentos de segurança mais recentes nos últimos anos de Fórmula 1.

Tags: