Motores
"Na pior das hipóteses", Fórmula 1 em Portugal terá impacto de 30 milhões
2020-07-24 22:55:00
Contas apresentadas pela secretária de Estado do Turismo no dia em que foi anunciado o Grande Prémio de Portugal

O regresso da Fórmula 1 a Portugal terá um impacto económico que, "na pior das hipóteses", rondará os 30 milhões de euros, de acordo com as contas do Governo.

No dia em que foi anunciado o Grande Prémio de Portugal, que vai realizar-se no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, entre 23 e 25 de agosto, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, apresentou as estimativas do Governo.

"Na pior das hipóteses, teremos um impacto na ordem dos 30 milhões para a região e país e, na melhor das hipóteses, teremos um impacto substancialmente superior", afirmou a governante.

 

A projeção não pode ser fiável porque ainda estão a ser ponderados "vários cenários", como a lotação do AIA, que vai depender "da evolução epidemiológica do país e da região, em particular".

O regresso da Fórmula 1 a Portugal vai custar de imediato cerca de 1,5 milhões de euros ao país, uma vez que o Turismo de Portugal comprometeu-se a repavimentar a pista do AIA.

Esta situação foi de pronto criticada pelo autarca de Cascais, Carlos Carreiras, que lembrou o estado de "abandono" do Autódromo do Estoril, à guarda do Estado.