Motores
Michael Schumacher “está em estado vegetativo”, garante neurologista
2020-09-18 17:55:00
Médicos revelam em documentário que o ex-piloto não deverá recuperar

O neurologista suíço Erich Riederer garantiu que, pelas informações disponíveis, Michael Schumacher “está em estado vegetativo”.

No documentário ‘Michael Schumacher: em busca da verdade’, o médico, que não teve contacto com o ex-piloto de Fórmula 1, acrescentou que Schumacher não deverá recuperar.

“Respira, o coração bate, talvez consiga sentar-se ou dar alguns passos com ajuda, mas não mais do que isso. Está em estado vegetativo. Se há alguma hipótese de ser o mesmo de antes do acidente? Não me parece”, adiantou Erich Riederer, um dos mais reputados especialistas suíços, no documentário.

É na Suíça, mais propriamente em Genebra, que Michael Schumacher se encontra a recuperar desde que sofreu um acidente grave, quando fazia esqui.

Para o neurologista, as hipótese de Schumacher recuperar seriam bem melhores se o tratamento tivesse sido mais rápido.

“Em neurocirurgia, sempre dizemos que 'o tempo é o cérebro', o que significa que é preciso agir imediatamente. Na minha opinião, esperaram muito até que o cérebro fosse aliviado. Se deixarmos o tempo passar, a massa cerebral é destruída”, argumentou.

O especialista acredita que os médicos do Hospital Universitário de Grenoble, onde o ex-piloto foi tratado nos primeiros dias após o acidente, reagiram menos bem à pressão mediática.

A ideia de que Michael Schumacher não deverá recuperar foi corroborada, no mesmo documentário, por outro neurologista.

“Após mais de seis anos, está num estado de séria lesão cerebral, provavelmente acamado, incapaz de andar e com uma atrofia muscular que causou uma vincada metamorfose física”, explicou Gérald Kierzek.

Sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher, de 51 anos, tem vivido com a família em Genebra, sendo raras as informações sobre o estado de saúde.