Melbourne assinala oficialmente o arranque de uma temporada de Fórmula 1 repleta de incógnitas. Os monolugares, profundamente alterados, tanto ao nível da unidade de potência como da aerodinâmica, já tiveram o primeiro contacto com a pista ao longo de nove dias de testes realizados entre Barcelona e Sakhir. Ainda assim, o seu verdadeiro potencial apenas deverá ser revelado durante o fim de semana do Grande Prémio da Austrália.
Tal como os monolugares, também os pneus sofreram alterações. Apresentam uma área de contacto e um diâmetro total reduzidos, mantendo, contudo, a jante de 18 polegadas. A gama inclui cinco compostos slick, do C1 ao C5, a par das duas opções para piso molhado: o composto Intermédio e o de Chuva (Full Wet).
Para o circuito de Albert Park, a Pirelli selecionou os três compostos mais macios da sua gama (C3, C4 e C5), tal como nas duas temporadas anteriores. O circuito citadino conta com 5,278 quilómetros de extensão em torno de um lago e combina longas retas rápidas com curvas técnicas de baixa e média velocidade.
O seu traçado não impõe exigências particularmente elevadas aos pneus e a degradação é normalmente mais influenciada pelo desgaste do que por fatores térmicos. O asfalto, composto em parte por vias públicas habitualmente abertas ao trânsito, apresenta uma superfície muito lisa. No ano passado, nos dias não afetados pela chuva, verificou-se alguma granulação, ainda que em níveis muito reduzidos.
Será interessante observar a forma como as equipas abordam o fim de semana, naquele que constitui o primeiro evento em que poderão expressar plenamente o potencial dos monolugares após os testes. Um primeiro indicador deverá surgir através da análise do número de simulações realizadas logo ao longo da sexta-feira.
As primeiras sessões em pista deverão também servir para estudar a melhor forma de equilibrar as temperaturas entre os dois eixos. A energia transmitida pela unidade de potência ao eixo traseiro acentuará inevitavelmente uma assimetria que poderá ter de ser corrigida, sobretudo durante a qualificação, quer através da diferenciação das temperaturas das mantas térmicas, quer através da realização de uma volta de preparação antes da volta rápida.
Na definição da estratégia de corrida e na previsão do número de paragens nas boxes importará considerar pelo menos duas variáveis. A primeira diz respeito às cargas geradas por cada monolugar, que poderão revelar-se determinantes para decidir se o composto mais macio será ou não utilizado num turno de corrida, teoricamente uma opção viável num circuito de baixa severidade como Melbourne.
A segunda relaciona-se com as oportunidades de ultrapassagem. Apesar de os monolugares serem mais compactos do que os seus antecessores e não obstante as modificações introduzidas nos últimos anos, Albert Park continua a ser um circuito onde identificar o local ideal para tentar uma manobra de ultrapassagem não é tarefa simples. O novo modo Overtake poderá contribuir nesse sentido.
Outro fator variável ao longo do fim de semana australiano poderá ser a meteorologia. A corrida realiza-se no início do outono, uma semana mais cedo do que no ano passado, período caracterizado por frequentes oscilações de temperatura e precipitação. Os aguaceiros intermitentes tiveram um impacto significativo na corrida de 2025, vencida por Lando Norris com pneus Intermédios.
Em 2025
As condições meteorológicas tiveram um impacto decisivo na corrida do ano passado e acabaram por dividi-la em três fases distintas, sendo que apenas a parte intermédia foi disputada em pista seca. Após um procedimento de partida abortado devido a um acidente que envolveu o estreante Isack Hadjar, todos os pilotos iniciaram a corrida com pneus Intermédios.
Uma neutralização na volta 33 desencadeou a mudança para pneus slick, verificando-se uma divisão equilibrada entre os compostos Médio e Duro. No entanto, o regresso da chuva obrigou todos os pilotos a regressar às boxes para voltar a montar pneus Intermédios, utilizados até à bandeira de xadrez.
A mais recente corrida integralmente disputada em piso seco em Albert Park teve lugar em 2024, quando a estratégia predominante foi de duas paragens, com a sequência Médio–Duro–Duro. Ainda assim, alguns pilotos optaram por iniciar a corrida com o composto Macio.
Estatísticas
O Grande Prémio da Austrália celebra este ano o seu 40.º aniversário. A corrida será disputada em Melbourne pela 29.ª vez, depois de, em 1996, a cidade ter substituído Adelaide, que acolhera as primeiras onze edições.
Michael Schumacher continua a ser o piloto mais bem-sucedido, com quatro vitórias, mais uma do que Jenson Button e Sebastian Vettel. Outros 21 pilotos venceram a prova, incluindo o atual Campeão do Mundo, Lando Norris, em 2025. A ronda do hemisfério sul é uma das corridas com maior diversidade de vencedores.
Entre os construtores, a McLaren detém o recorde com 12 vitórias, mais uma do que a Ferrari.
