Motores
F1: Horário do GP da Turquia 2020 (hora em Portugal)
2020-11-09 16:40:00
Veja o programa do DHL Turkish Grand Prix 2020 em Fórmula 1, a decorrer entre 13 e 15 de novembro

Foi publicado o programa do Grande Prémio de Fórmula 1 da Turquia 2020, a disputar no Intercity Istanbul Park, em Istambul. A 14.ª corrida do mundial está marcada para o próximo fim de semana.

Lewis Hamilton e a Mercedes continuam a deter o favoritismo, depois de alcançado o título de construtores no Grande Prémio da Emilia Romagna 2020, com o piloto britânico a dilatar o recorde de vitórias, somando agora 93.

Esta temporada, Hamilton, seis vezes campeão da Fórmula 1, venceu nove das 13 corridas disputadas, tendo superado o recorde de Schumacher, com 91 vitórias na carreira.

As exceções ao domínio do piloto britânico foram os triunfos de Valtteri Bottas nos GP Áustria e GP Rússia, Max Verstappen no GP 70 Anos da F1 e Pierre Gasly no GP Itália.

O Formula 1 DHL Turkish Grand Prix 2020 arranca sexta-feira, dia 13, com a primeira sessão de treinos livres, entre as 08h00 e as 09h30 (horário em Portugal). Também na sexta-feira, decorre a segunda sessão de treinos, das 12h00 às 13h30.

No sábado de manhã, a terceira e última sessão de treinos livres arranca às 09h00, terminando às 10h00, sendo que a qualificação está marcada para as 12h00 (hora portuguesa).

No domingo, às 10h10, as luzes vermelhas do Intercity Istanbul Park apagam para o arranque do Grande Prémio da Turquia 2020.

Veja todos os horários do GP de F1 Turquia 2020:

13 de novembro (sexta-feira)
08h00/09h30 - Treinos livres
12h00/13h30 - Treinos livres

14 de novembro (sábado)
09h00/10h00 - Treinos livres
12h00/13h00 – Qualificação

15 de novembro (domingo)
10h10 - GP Turquia 2020

Depois de Istambul, o circo da Fórmula 1 continua entre 27 a 29 de novembro, com o Grande Prémio do Bahrein.

Curiosidades

O GP da Turquia de F1 será o primeiro Grande Prémio da Turquia desde 2011 e o oitavo a realizar-se no país.  O Istanbul Park é o único circuito que já recebeu o Grande Prémio da Turquia.

Felipe Massa teve mais poles neste circuito do que qualquer outro piloto na história da F1. Sebastian Vettel é o outro único piloto que teve várias poles em Istambul.

Dos quatro pilotos atuais que já competiram no Grande Prémio da Turquia, Sergio Perez é o único piloto que não ganhou a corrida. Kimi Räikkönen (2005), Lewis Hamilton (2010) e Sebastian Vettel (2011) venceram a corrida uma vez cada.

Felipe Massa é o piloto mais bem-sucedido no Istanbul Park, com três vitórias (2006, 2007 e 2008).

A Ferrari venceu o Grande Prémio da Turquia por três ocasiões, mais do que qualquer outra equipa. Uma vitória da McLaren este fim de semana igualaria a Ferrari na primeira posição.

Se Lewis Hamilton chegar à quarta volta este fim de semana, será a 15.000.ª volta da sua carreira na Fórmula 1.

Se Hamilton ou Valtteri Bottas terminarem no pódio este fim de semana, será o 150.º Grande Prémio a ter um piloto da Mercedes no pódio.

Pneus

Para o regresso da Fórmula 1 à Turquia, que não recebia a competição rainha desde 2011, foram escolhidos os três compostos mais duros da linha: C1 (duros), C2 (médios) e C3 (macios).

Tal como aconteceu em Portugal e pela segunda vez na presente temporada, a distribuição de conjuntos de pneus pelos pilotos será algo diferente: sete conjuntos de macios, três de médios e três de duros (normalmente são disponibilizados oito conjuntos de macios, três de médios e dois de duros). A decisão foi tomada tendo em conta as exigências da pista turca, que leva ao limite certos aspetos como a tração, a tensão dos pneus, downforce e carga lateral.

A Curva 8 é tão famosa como exigente: uma longa curva à esquerda com vários ápices a fazer lembrar a Curva 3 de Sochi. Neste ponto da pista, uma grande quantidade de energia é transferida através dos pneus. O pneu dianteiro direito é o que mais sofre neste ponto do circuito.

O traçado foi recentemente repavimentado, embora não se saiba como será a aparência da nova superfície. Na ausência de dados precisos, foi feita uma escolha de pneus mais conservadora.

Por fim, é importante sublinhar que não serão realizadas corridas de apoio durante o fim de semana, por isso, a pista pode estar bastante ‘verde’ e suja, principalmente na sexta-feira.

Características do circuito

O circuito Istanbul Park é um dos melhores designs de Hermann Tilke, com uma variedade de curvas de alta velocidade que exigem o máximo dos pneus. No último Grande Prémio aqui realizado - há nove anos - foi Sebastian Vettel quem celebrou a vitória após realizar quatro paragens nas boxes. Nesse evento, registou-se um total de 80 pit stops e também o maior número de ultrapassagens em piso seco, desde 1983.

A Curva 1 é outra curva a destacar, e culmina após uma reta em subida que apresenta algumas semelhanças com a Eau Rouge de Spa. Não é em vão que essa parte do traçado seja conhecida como 'faux rouge'.

Localizada na parte asiática de Istambul, a pista não foi utilizada frequentemente desde 2011, o que obrigou a algumas modificações para garantir o respeito pelos padrões de segurança da F1. A nível competitivo, foi recentemente palco do World Rallycross.

Calendário de provas

5 a 7 julho – Spielberg, Áustria (vencedor: Valtteri Bottas)
10 a 12 julho – Spielberg, Áustria (Lewis Hamilton)
17 a 19 julho – Hungaroring, Hungria (Lewis Hamilton)
31 julho a 2 agosto – Silverstone, GP Grã-Bretanha (Lewis Hamilton)
7 a 9 agosto – Silverstone, GP 70 Anos da F1 (Max Verstappen)
14 a 16 agosto – Barcelona, GP Espanha (Lewis Hamilton)
28 a 30 agosto – Spa-Francorchamps, GP Bélgica (Lewis Hamilton)
4 a 6 setembro – Monza, GP Itália (Pierre Gasly)
11 a 13 setembro – GP Toscana Ferrari 1000 (Lewis Hamilton)
25 a 27 setembro – Sochi, GP Rússia (Valtteri Bottas)
9 a 11 outubro – Nürburgring, GP Eifel (Lewis Hamilton)
23 a 25 outubro – Portimão, GP Portugal (Lewis Hamilton)
31 outubro a 1 novembro – Imola, GP Emília Romagna (Lewis Hamilton)
13 a 15 de novembro – Istambul, GP Turquia
27 a 29 de novembro – Bahrein, GP Bahrein
4 a 6 de dezembro – Bahrein, GP Sakhir
11 a 13 de dezembro – Yas Marina, GP Abu Dhabi