Modalidades
"Sei que os portugueses não me exigem mais", diz Telma Monteiro
2021-07-26 11:15:00
Judoca portuguesa eliminada em -57 kg após perder no segundo combate

A judoca portuguesa Telma Monteiro foi eliminada na segunda ronda da categoria de -57 kg dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao perder com a polaca Julia Kowalczyk, em combate disputado no Nippon Budokan.

Telma Monteiro, medalha de bronze no Rio2016, havia batido Kowalczyk no único combate que tinham realizado, em 2020, mas hoje perdeu já no ‘golden score’, ao somar o terceiro castigo com 9.31 minutos de combate.

"O combate fisicamente foi muito exigente, fiz tudo o que estava ao meu alcance para conseguir ganhar, foi ao 'golden score', com seis minutos... E saí com a sensação de que dei tudo o que tinha para dar", começou por referir a judoca, em declarações à RTP.

"O meu sonho e objetivo aqui era repetir o feito no Rio, estar novamente no pódio olímpico", continuou: "Sabia da dificuldade que teria, mas enfrentei a competição com coragem, pois esta é única maneira de pisar o tapete, representar o país, a dar tudo, levantar a cabeça a acreditar que podemos chegar lá. Infelizmente hoje não foi possível, mas quero agradecer a todas as pessoas que acreditam em mim, não só hoje, mas sempre".

"Sei que os portugueses não me exigem mais. Muito pelo contrário, apoiam-me. Sou eu quem exige a mim mesma dar mais. Não é pela exigência dos portugueses, porque dos portugueses não sinto isso. Sinto expectativa, sinto acreditar e sinto que querem que ganhe. E eu quero ganhar também", reagiu, quando questionada sobre a eventual presença em Paris2024, quando tiver 38 anos de idade.

"Quero retribuir, não sinto exigência, como uma coisa negativa. Podem continuar... Não sei qual é o meu futuro, vou de férias e descansar, mas quando me voltarem a ver no tapete, se acontecer, podem exigir que eu ganhe, porque é isso que quero de mim. Isso que exijo de mim e só assim sei estar no tapete. É assim que sei representar Portugal. Quero agradecer por terem acreditado em mim, pela exigência no bom sentido. Para mim é sempre um orgulho representar Portugal. Sinto que dei tudo o que tinha. Infelizmente não foi possível, mas espero que fiquem orgulhosos da forma como represento sempre Portugal", concluiu Telma Monteiro.

A judoca lusa, de 35 anos, competia nos seus quintos Jogos Olímpicos e em Tóquio2020 repete a classificação de Pequim2008, com um nono lugar, resultante de uma vitória e uma derrota na competição.