O Rip Curl Portugal está de volta à praia dos Supertubos, em Peniche. A prova, a contar para o World Surf League (WSL) Championship Tour, tem início previsto para este sábado, 15 de março.
Até ao dia 25 de março, os melhores surfistas do mundo enfrentam o mais famoso pipeline europeu, em Peniche. Confira o programa do Rip Curl Pro Portugal.
Rip Curl Pro Portugal 2025
Ora, quais as razões da praia do Medão Grande, mais conhecida no circuito de surf por Supertubos, ter um lugar de destaque na WSL desde 2009?
Pois bem, o sistema dunar da baía sul da península de Peniche permite a formação de ondas tubulares e rápidas. Quando o vento ajuda, as ondas ficam pesadas e mais ocas.
Na verdade, são nessas ondas que os surfistas mais espectáculo dão. Basta lembrar o ano de estreia de Peniche na World Surf League, em 2009. O jovem australiano Owen Wright estava a caminho do hospital, com um tímpano rebentado, quando soube que tinha acabado de ganhar os quartos de final!
Aliás, essa é a razão para a praia do Medão Grande ser mais conhecida por Supertubos. As ondas tanto oferecem tubos de classe mundial como quedas inesquecíveis.
Horários do Rip Curl Portugal
Agora, como assistir ao melhor do Rip Curl Pro Portugal em Peniche? Acontece que, neste tipo de competições, o horário está sempre dependente das condições atmosféricas.
Se as previsões estiverem certas, a etapa da WSL de Peniche pode iniciar no dia 15 com uma ondulação de dois metros, com período de 11 segundos.
Estas condições devem manter-se até dia 18, com o período das ondas a baixar gradualmente para os nove segundos.
A previsão de vento forte para dia 19 poderá ditar uma pausa na competição. Depois, as ondas devem aumentar para os três metros, entre os dias 19 e 21, oferecendo condições para a realização das eliminatórias.
Com tudo isto, o Rip Curl Portugal 2025 deverá ter as finais no dia 22 de março. Isto porque a previsão para esse sábado aponta para ondas de dois metros com períodos de 12 segundos.