Modalidades
Quintana encontra-se em “situação muito grave”
Redação
2021-02-24 20:20:00
Atualização do estado de saúde do guarda-redes do FC Porto e da seleção de andebol

Alfredo Quintada, de 32 anos, continua com “prognóstico muito reservado”, de acordo com uma atualização feita por fonte oficial do Hospital de São João, no Porto.

“Situação muito grave, prognóstico muito reservado”, indicou essa fonte, numa declaração citada pelo jornal O Jogo, sem adiantar mais detalhes.

O guarda-redes de andebol do FC Porto continua internado na unidade de cuidados intensivos, na sequência da paragem cardiorrespiratória sofrida na segunda-feira, durante um treino.

Alfredo Quintana, que desde 2014 representa a seleção nacional, tem sido um dos jogadores indiscutíveis do selecionador Paulo Jorge Pereira, tendo ajudado a levar a equipa de Portugal ao sexto lugar do Europeu de 2020 e ao 10.º lugar do Mundial de 2021.

O estado de saúde do jogador continua a dominar as atenções no FC Porto, que na newsletter de hoje destacou uma expressão do guarda-redes de origem cubana. “Tenho lutado desde que era criança. Não sou um sobrevivente. Sou um guerreiro extraordinário”, disse Quintana, no ano passado.

Os dragões agradeceram a onda de apoio em torno do andebolista, na qual se incluem os gestos simbólicos das equipas de andebol do Sporting e do Benfica, que à entrada para os jogos de ontem prestaram um tributo a Quintana.

Diante do Kristintad, para a Liga Europeia, o Sporting apareceu no recinto de jogo com uma camisola onde estava inscrito o nome de Alfredo Quintana e o número um.

O Benfica teve iniciativa semelhante na partida com o Póvoa AC, surgindo com o nome do guarda-redes do FC Porto nas camisolas, por cima do número de cada jogador.

“Todos a torcer por ti. Força, Quintana!”, adiantou ainda o clube da Luz, ao partilhar imagens da homenagem nas redes sociais, como fizera o Sporting.

Também o treinador da equipa de futebol do FC Porto, Sérgio Conceição, se pronunciou sobre o atleta, com uma mensagem nas redes sociais: "Por vezes a vida prega partidas a quem não as merece. O Quintana é um Homem de família, um atleta, e um grande desportista português. Estamos todos contigo!".

Alfredo Quintana, de 32 anos, sofreu durante o treino de segunda-feira uma paragem cardiorrespiratória e, depois de ter sido assistido no local pelo INEM, foi transportado para o Hospital de São João, onde está internado na unidade de cuidados intensivos.