Modalidades
Neemias Queta joga os últimos 1.45 minutos no segundo jogo na NBA
2021-12-21 12:45:00
Poste luso é o primeiro português a integrar uma equipa da NBA

Neemias Queta cumpriu o seu segundo encontro na Liga norte-americana de basquetebol (NBA), mas só jogou os últimos 1.45 minutos no desaire dos Sacramento Kings no reduto dos Golden State Warriors (113-98).

Com o jogo resolvido (108-94), Doug Christie trocou Tristan Thmpson pelo poste luso, que no primeiro ataque fez uma assistência para Jahmi’us Ramsey e no seguinte um ‘turnover’ (perda de bola sem lançamento).

Os Warriors, que ao intervalo já venciam por 58-46, foram liderados por Stephen Curry, com 30 pontos, e Draymond Green, com um ‘triplo duplo’ de 16 pontos, 11 ressaltos e 10 assistências, enquanto Tyrese Haliburton foi o melhor dos Kings, ao fechar o jogo com 24 pontos e 11 assistências.

Neemias Queta tinha-se estreado na sexta-feira, tornando-se o primeiro português a jogar na NBA, no desaire caseiro com os Memphis Grizzlies por 105-124, então disputando 7.44 minutos.

O jogador luso, de 22 anos, somou cinco ressaltos, uma assistência e um desarme de lançamento, tendo ainda falhado os quatro ‘tiros’ de campo tentados, incluindo três ‘tapinhas’.

Numa altura em que o conjunto de Sacramento tem seis baixas por infeção do novo coronavírus, Neemias Queta não foi, depois, utilizado no domingo, na vitória caseira por 121-114 face aos San Antonio Spurs.

O poste integra o plantel de 17 basquetebolistas dos Sacramento Kings para a época 2021/22, mas é um dos dois com contrato de duas vias, que lhe permite atuar na equipa principal e na formação secundária, os Stockton Kings, da G-League.

Neemias Queta, jogador de 22 anos e 2,13 metros, é o primeiro português a integrar uma equipa da NBA, depois de ter sido eleito pelos Sacramento Kings no 39.º lugar do ‘draft’, realizado em 29 de julho, em Nova Iorque.

Após três anos na Universidade de Utah State, ao serviço dos Aggies, o ex-jogador do Barreirense e do Benfica propôs-se ao ‘draft’, abdicando da época de ‘senior’, a quarta, e foi escolhido na nona posição da segunda ronda.

O internacional luso acabou a carreira universitária com médias de 13,2 pontos, 9,0 ressaltos, 2,5 desarmes de lançamento e 2,0 assistências, com 59,4% nos lançamentos de campo, números que convenceram o conjunto da Conferência Oeste.