Modalidades
"Não consigo perceber o porquê", diz Delmino sobre decisão da Câmara de Viana
2020-06-22 16:55:00
Autarquia decidiu proibir ida da Volta a Portugal às terras da Senhora da Agonia

Delmino Pereira - antigo ciclista campeão nacional de estrada e atual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, critica a forma como a autarquia de Viana do Castelo decidiu retirar-se da prova, a poucas semanas da competição ir para as estradas portuguesas.

"Reagimos com desagrado. Todos os municípios podem retirar-se da Volta a Portugal. Todos os anos acontece por uma razão ou por outra", explicou Delmino Pereira, notando alguma surpresa, no entanto.

"A forma como o fez não foi correta. Temos um parecer e um plano autorizado pela DGS para realizar a Volta a Portugal. Um parecer da entidade que tem dado normas para a abertura de praias, centros comerciais, abertura até da Liga de futebol."

Em declarações à TSF, Delmino Pereira realça que "a sociedade tem vindo a abrir-se" ainda que com algumas restrições.

"Não consigo perceber o porquê desse parecer servir para abrir centros comerciais e praias em Viana do Castelo e não serve para a Volta a Portugal", assinalou.

A organização da prova está a montar um manual que visa evitar aglomerações de pessoas nas partidas e chegadas da caravana da Volta a Portugal.

Recentemente, recorde-se, a Câmara Municipal de Viana do Castelo anunciou que vai interditar a passagem da Volta a Portugal.

A 'Grandíssima', competição rainha das bicicletas em Portugal, está agendada entre os dias 29 de julho a 9 de agosto.