Modalidades
FC Porto critica alteração da Taça Continental de hóquei em patins
2021-08-20 15:30:00
Novo modelo deixa dragões de fora desta competição e coloca Sporting a disputar o troféu com o Lleida

O FC Porto considerou “incompreensível e inaceitável” a alteração do modelo da Taça Continental de hóquei em patins, com o novo formato a envolver um jogo único entre Sporting e Lleida, que nos moldes antigos poderiam ser eliminados no 'play-off'.

Os dragões, que participaram na competição caso esta mantivesse o formato de ‘play-off’, expressou a “profunda indignação pela decisão da realização da Taça Continental nos moldes dados a conhecer” pela Confederação Europeia de Patinagem. Com o novo modelo, a Taça Continental passa a ser decidida num jogo único, entre os vencedores da Euroleague e da WS Europe Cup, Sporting e Club Esportiu Lleida.

Em comunicado, os dragões lembraram que o concurso para a organização da Taça Continental referia o “sistema de ‘play-off’ pelos finalistas da Euroleague 2021 e pelos finalistas da WS Europe Cup 2021”, ou seja, incluindo FC Porto (derrotado na final da Euroleague pelo Sporting) e H. Sarzana (batido pelo Lleida na final da WE Europe Cup).

“Qual não é a nossa perplexidade e revolta quando, passados estes dias em completo desconhecimento do que se passava no silêncio dos gabinetes, somos surpreendidos pela divulgação pública e oficial da realização da prova, alterando os regulamentos da mesma, sem que tenha havido a mínima preocupação de auscultar a opinião dos outros dois clubes com direito desportivo e regulamentar a nela participar”, reforçou o FC Porto.

“O FC Porto considera esta decisão incompreensível e inaceitável, impossível de acontecer em qualquer outra modalidade desportiva, que descredibiliza a patinagem, concretamente o hóquei em patins, e quem a dirige a nível europeu. Não tendo expectativas de que esta decisão possa ser revertida, no sentido de os regulamentos serem cumpridos, confiamos que esta nossa posição possa servir para que, no futuro, não surjam novas situações que envergonham a modalidade. A patinagem merece ser respeitada e credibilizada, sendo os seus dirigentes os primeiros e principais responsáveis por esse objetivo”, finalizaram os dragões.