RealFevr
Liga Bancada

Criar equipa
Liga Bancada
O que precisas saber antes de começares a jogar
Mauro
2019-08-07 11:50:00
Liga NOS Virtual: Regras básicas

A Liga NOS Virtual é um jogo de fantasy sports, isto é, baseado no desempenho real dos jogadores, neste caso na Liga NOS. Quando entras na nossa plataforma, seja na web ou nas aplicações Android e iOS, tens acesso à página das Regras da competição. Este artigo dá-te um breve resumo do mais básico, mas não dispensa a consulta das regras completas.

Plantel

Quando te inscreves, tens de construir um plantel com 2 guarda-redes, 5 defesas, 5 médios e 3 avançados. Portanto, 15 jogadores. Tens um orçamento de 100M, que não podes exceder, e só podes ter, no máximo, três jogadores da mesma equipa.

Táctica

Com um plantel de 15, terás sempre 4 suplentes. No onze, as tácticas aceites são 3–4–3, 3–5–2, 4–3–3, 4–4–2, 4–5–1, 5–4–1 e 5–3–2. Para mudares a tua táctica, só tens de substituir titulares com jogadores do banco. Por exemplo, estás em 4–4–2 e queres um 4–3–3: substituis um médio do onze por um avançado do banco.

Capitão e Vice-Capitão

Todas as jornadas poderás escolher um capitão, que vai pontuar a dobrar. Se usares as substituições automáticas, caso o capitão não jogue, é o vice-capitão que pontua a dobrar. Podes fazer mudanças de capitão durante a jornada, se usares as substituições manuais (daremos detalhes sobre isto num outro artigo). Nesse caso, o vice-capitão deixa de existir, porque és tu que vais mudando de capitão.

Substituições durante a jornada

Há dois modos de abordar cada jornada: usar substituições automáticas ou manuais. Vai haver um artigo mais exaustivo sobre isto, mas o que importa saber é: o mercado encerra 1 hora antes do primeiro jogo da jornada. Se não mexeres na equipa a partir daí, terás substituições automáticas no final: quem não jogou é substituído pelos suplentes que jogaram e o capitão, se não tiver jogado, passa a braçadeira ao sub-capitão. Mas podes tomar tu as rédeas da equipa e fazer substituições manuais, que incluem mudanças de capitão.

Transferências

O plantel de 15 que defines à partida pode (e deve) sofrer alterações ao longo da competição. Para cada jornada, tens 2 transferências grátis. Retiras um jogador e vais buscar outro, desde que seja para a mesma posição e que o teu orçamento chegue para o preço dele. Se não as gastares numa jornada, acumulas uma para a ronda seguinte, isto é: terás três transferências grátis na ronda seguinte. Se quiseres fazer mais do que as transferências grátis que tens, levas sempre 4 pontos de penalização por cada transferência extra.

O que é que dá pontos

Sendo um jogo baseado em estatísticas reais, temos um conjunto de 15 eventos que são pontuados: minutos jogados, clean sheet (não sofrer golos), golos, assistências, remates à baliza, cartões amarelos e vermelhos, auto-golos, penáltis cometidos, penáltis falhados, penáltis defendidos, defesas do guarda-redes, golos sofridos pela equipa, bolas recuperadas e remates bloqueados. Estes são os eventos que darão pontos aos jogadores. Para saberes exactamente quantos pontos dá cada acção consulta a página de regras da Liga NOS Virtual.

Pontuação final

As quatro piores jornadas da tua equipa não vão contar para a pontuação final. Isto quer dizer que não precisas desmotivar quando tiveres uma jornada abaixo da média, porque só as tuas 30 melhores pontuações de jornada é que vão contar. Se há um fim-de-semana em que não pudeste estar atento, uma jornada em que simplesmente tudo correu mal, ou até se começaste a competição apenas à 5ª jornada, nada está perdido.

Não vale a pena é pensares em dar a volta às regras: se tiveres pontos de penalização por transferências extra, essa jornada não será excluída da pontuação, mesmo que seja uma das tuas quatro piores. O objectivo é muito simples: aliviar a pressão de ter uma jornada má e permitir que quem deixou escapar as primeiras jornadas, porque não conhecia a Liga NOS Virtual, ainda tenha hipótese de lutar pela classificação final.

Fonte: RealFevr