Vários técnicos portugueses em destaque nas jornadas deste sábado das respetivas ligas mundiais
Este foi um sábado vitorioso para vários técnicos portugueses espalhados pelo Mundo, numa jornada sem golos de maior destaque entre os jogadores portugueses que atuam no estrangeiro. O principal registo vai para os triunfos do Xhangai SIPG de André Villas-Boas na Liga chinesa, do Glasgow Rangers de Pedro Caixinha na Liga escocesa e do Shakhtar Donetks de Paulo Fonseca na Ucrânia.
Começando pelo Oriente, o Xangai SIPG recebeu e venceu o Tiajin Teda por 3-1, em jogo da 24.ª jornada da Superliga chinesa. Wu Lei, aos onze minutos, Yu Hai, aos 15’, e o brasileiro Elkeson, aos 80’, apontaram os golos do conjunto de Villa-Boas, que continua na segunda posição da tabela, a oito pontos do líder Guangzhou Evergrande, de Scolari.
Na Primeira Liga escocesa o Rangers goleou na receção ao Dundee FC por 4-1, numa partida em que contou com os portugueses Bruno Alves, Fábio Cardoso e Candeias no onze titular. Morelos, com um bis, Windass, após assistência de Candeias, e Pena foram os autores dos golos da formação “protestante”, que soma dez pontos após cinco jornadas, estando no quarto posto, a três pontos do líder e rival Celtic.
Já na Ucrânia o Shakhtar até começou a perder na receção ao Zorya, mas Kryvtsov, aos 32 minutos, um autogolo de Opanasenko, aos 70’, e Bernard, aos 90’, consumaram o triunfo da equipa de Paulo Fonseca, que ocupa a liderança da Liga com 21 pontos, mais quatro que o vice-líder Vorskla e mais cinco que o Dínamo Kiev, que tem menos dois jogos realizados.
Na Turquia Pepe, que foi titular, e Quaresma, que entrou na segunda parte, ajudaram o Besiktas a vencer por 1-0 na deslocação ao terreno do Karabukspor, com um golo de Babel, aos 79 minutos, numa altura em que o extremo português já estava em campo. Também na Liga turca, o central português Neto foi titular na derrota caseira do Fenerbahçe frente ao Basaksehir, por 3-2, com o triunfo do adversário do SC Braga na fase de grupos da Liga Europa a chegar já no tempo de compensação, por Frei.
Por fim, falando em adversários de equipas portuguesas na Europa, o Olympiacos, que está no grupo do Sporting na Liga dos Campeões, não conseguiu melhor que um empate a um golo na deslocação ao terreno do Xanthi, numa partida onde o lateral português Diogo Figueiras foi titular e atuou os 90 minutos pela equipa de Atenas.