Grande Futebol
West Ham expôs os adeptos de forma bizarra e, agora, pode ter problemas
2018-08-24 11:00:00
O clube garante que vai corrigir o que se passou e evitar que se repita.

Cenário: recebe um e-mail do seu clube. Abre-o, entusiasmado, recebendo a confirmação de que está tudo certo para o próximo jogo: o bilhete que comprou está confirmado e o seu lugar está garantido. O clube fez questão de o descansar, via e-mail, deixando-o a babar-se com a eficácia da comunicação entre o clube e os seus sócios. Tudo fantástico. Certo? Talvez não.

Para os adeptos do West Ham, este cenário tem contornos menos sedutores do que parece. O clube londrino fez o que nós já descrevemos: enviou aos adeptos com lugar de época um e-mail a confirmar a compra do bilhete para o jogo frente ao Wimbledon, da Taça da Liga Inglesa. Acontece que, por lapso, o indivíduo responsável pelo envio dos e-mails enviou os contactos em CC em vez de o fazer em BCC. Resultado: mais de 400 adeptos cujos dados pessoais foram expostos.

Para os menos entendidos: o campo CC (com conhecimento) é, tal como o nome indica, uma forma de informar outro contacto – eventual pessoa ou entidade interessada – de que aquele e-mail foi enviado para a pessoa X ou Y. O campo BCC é semelhante e envia, tal como o CC, a cópia do e-mail para um contacto, mas fá-lo escondendo o registo desse envio, protegendo os dados.

A história não fica por aqui. Depois de vários adeptos se terem queixado, o clube quis pedir desculpa. E bem. O problema é que… voltaram a fazer o mesmo erro no e-mail com o pedido de desculpas.

Uma situação surreal e que levou à ira de muitos adeptos, nas redes sociais. Nick Marsh foi um deles.

"O West Ham partilhou 500 endereços de e-mail. Tentou corrigi-lo e, ao fazê-lo, partilhou os endereços novamente. Típico do West Ham. Caos".

A conta J. O’B foi mais longe no sarcasmo.

“Parabéns ao West Ham, que decidiu partilhar 500 endereços de detentores de bilhetes de temporada e, em seguida, tentou corrigir o erro partilhando novamente 500 endereços de e-mail entre eles. Nunca pares de ser tu, West Ham".

Na conta Paddy Hobbs, fez-se, com humor, a análise a um dos problemas que este leak de dados pode trazer.

"Quaisquer marcas interessadas numa campanha de marketing por e-mails direcionados aos 500 fãs mais dedicados do West Ham, avisem-me"

As consequências podem ser duras

Como pode ler-se no segundo e-mail, o clube pediu desculpa. "Pode ter recebido um e-mail que incluia um segmento de endereços de e-mail daqueles que também obtiveram sucesso na compra dos bilhetes. O clube pede desculpas por esta informação ter sido inadvertidamente incluída e reportou este assunto ao gabinete do comissário de informação. O clube tomará as medidas necessárias para rever e corrigir o processo, para evitar que isto aconteça novamente".

Ainda assim, as consequências podem ser duras. O Telegraph avança, com base numa conta de Twitter, que a multa por esta falha na proteção de dados pode chegar a 4% dos rendimentos anuais do clube.

As coisas não estão bem no West Ham. Foram buscar um grande treinador – Manuel Pellegrini – e craques como Felipe Anderson, Yarmolenko, Balbuena, Wilshere, Diop ou Carlos Sánchez. Ainda assim, perderam os dois primeiros jogos, um deles em casa, com o Bournemouth, depois de terem estado a vencer.

Os adeptos já estavam “acesos” com este início de temporada e o departamento de comunicação do clube decidiu fazer ainda pior.