Cenário: recebe um e-mail do seu clube. Abre-o, entusiasmado, recebendo a confirmação de que está tudo certo para o próximo jogo: o bilhete que comprou está confirmado e o seu lugar está garantido. O clube fez questão de o descansar, via e-mail, deixando-o a babar-se com a eficácia da comunicação entre o clube e os seus sócios. Tudo fantástico. Certo? Talvez não.
Para os adeptos do West Ham, este cenário tem contornos menos sedutores do que parece. O clube londrino fez o que nós já descrevemos: enviou aos adeptos com lugar de época um e-mail a confirmar a compra do bilhete para o jogo frente ao Wimbledon, da Taça da Liga Inglesa. Acontece que, por lapso, o indivíduo responsável pelo envio dos e-mails enviou os contactos em CC em vez de o fazer em BCC. Resultado: mais de 400 adeptos cujos dados pessoais foram expostos.
Para os menos entendidos: o campo CC (com conhecimento) é, tal como o nome indica, uma forma de informar outro contacto – eventual pessoa ou entidade interessada – de que aquele e-mail foi enviado para a pessoa X ou Y. O campo BCC é semelhante e envia, tal como o CC, a cópia do e-mail para um contacto, mas fá-lo escondendo o registo desse envio, protegendo os dados.
A história não fica por aqui. Depois de vários adeptos se terem queixado, o clube quis pedir desculpa. E bem. O problema é que… voltaram a fazer o mesmo erro no e-mail com o pedido de desculpas.
Uma situação surreal e que levou à ira de muitos adeptos, nas redes sociais. Nick Marsh foi um deles.
West Ham sharing 500 odd email addresses. Tried to rectify it, and in doing so shared the addresses again.
— Nick Marsh (@MarshyBoy26) 23 de agosto de 2018
Typical West Ham. Shambles.
"O West Ham partilhou 500 endereços de e-mail. Tentou corrigi-lo e, ao fazê-lo, partilhou os endereços novamente. Típico do West Ham. Caos".
A conta J. O’B foi mais longe no sarcasmo.
Congratulations to West Ham United who decided to share 500 season ticket holders addresses with each other and then attempting to fix their error by again sharing 500 email addresses with each other.
— J.O'B (@chanceig) 23 de agosto de 2018
Never stop being you @WestHamUtd
“Parabéns ao West Ham, que decidiu partilhar 500 endereços de detentores de bilhetes de temporada e, em seguida, tentou corrigir o erro partilhando novamente 500 endereços de e-mail entre eles. Nunca pares de ser tu, West Ham".
Na conta Paddy Hobbs, fez-se, com humor, a análise a um dos problemas que este leak de dados pode trazer.
Any brands interesting in a very targeted email marketing campaign aimed at West Ham’s most dedicated 500 fans, let me know ???
— Paddy Hobbs (@Paddy_Hobbs) 23 de agosto de 2018
"Quaisquer marcas interessadas numa campanha de marketing por e-mails direcionados aos 500 fãs mais dedicados do West Ham, avisem-me"
As consequências podem ser duras
Como pode ler-se no segundo e-mail, o clube pediu desculpa. "Pode ter recebido um e-mail que incluia um segmento de endereços de e-mail daqueles que também obtiveram sucesso na compra dos bilhetes. O clube pede desculpas por esta informação ter sido inadvertidamente incluída e reportou este assunto ao gabinete do comissário de informação. O clube tomará as medidas necessárias para rever e corrigir o processo, para evitar que isto aconteça novamente".
Ainda assim, as consequências podem ser duras. O Telegraph avança, com base numa conta de Twitter, que a multa por esta falha na proteção de dados pode chegar a 4% dos rendimentos anuais do clube.
As coisas não estão bem no West Ham. Foram buscar um grande treinador – Manuel Pellegrini – e craques como Felipe Anderson, Yarmolenko, Balbuena, Wilshere, Diop ou Carlos Sánchez. Ainda assim, perderam os dois primeiros jogos, um deles em casa, com o Bournemouth, depois de terem estado a vencer.
Os adeptos já estavam “acesos” com este início de temporada e o departamento de comunicação do clube decidiu fazer ainda pior.