Grande Futebol
Wenger acredita que detetor automatizado de fora de jogo estará pronto em 2022
Redação
2021-04-08 21:20:00
Consultor da FIFA deixa em aberto a hipótese do sistema ser utilizado no Mundial do Qatar

O consultor da FIFA Arsène Wenger manifestou-se convicto de que, já no próximo ano, estará disponível um sistema para detetar automaticamente os fora de jogo, tornando dessa forma mais assertiva uma decisão que está na origem de várias polémicas pelo mundo inteiro. De acordo com o ex-treinador, figura histórica do Arsenal, o detetor automatizado de fora de jogo poderá até ficar pronto a tempo de ser utilizado no Mundial2022, que vai ter como palco o Qatar.

"Penso que o detetor automatizado dos foras de jogo estará pronto para 2022. Por automatizado, entenda-se, que será enviado um sinal imediato ao árbitro auxiliar, que terá um relógio com uma luz vermelha que lhe transmite se existe ou não fora de jogo nesse lance", pormenorizou Arsène Wenger, de 71 anos, em declarações no programa Living Football, da FIFA TV.

A grande vantagem do sistema, de acordo com o consultor da FIFA, será a redução que se espera pela decisão. Em caso de dúvida, o tempo médio para a colocação das linhas pelo videoárbitro é de um minuto, mas quanto maior é a dúvida maior é também o tempo de espera. "Atualmente, existem linhas colocadas sobre os jogadores que permitem ver se estão ou não fora de jogo. Temos de esperar, em média, um minuto, mas por vezes ultrapassa o minuto e meio ou mais se o lance foi de difícil avaliação", complementou.

O detetor automatizado de fora de jogo terá também vantagens no plano emocional, em particular nos casos em que uma equipa festeja um golo que, mais de um minuto depois, será anulado, causando frustração e revolta. "Até hoje já vimos, muitas vezes, festejos de golos serem cancelados", lembrou Wenger: "Por isso, pensamos que este sistema pode ser um passo muito importante. No sistema semiautomático, a informação é transmitida ao VAR, mas este esforço vai no sentido de colocarmos à disposição os fora de jogo automáticos com a informação a chegar diretamente ao árbitro auxiliar".