Grande Futebol
Vinícius em destaque no Tottenham com ‘bis’ na Liga Europa
2021-02-24 20:00:00
Avançado emprestado pelo Benfica soma seis golos e três assistências na prova europeia

O avançado Carlos Vinícius marcou dois golos na goleada do Tottenham sobre os austríacos do Wolfsberger (4-0), que carimbou a passagem da formação inglesa aos oitavos de final da Liga Europa, esta tarde.

O triunfo folgado na primeira mão (4-1), disputada em Budapeste, na Hungria, devido às restrições sanitárias no Reino Unido, permitiu ao treinador José Mourinho apresentar um onze com jogadores menos utilizados, ‘ignorando’ a contestação que vive nas competições internas, onde venceu apenas um dos sete últimos jogos.

O internacional inglês Dele Alli abriu um marcador, aos 11 minutos, com um pontapé de bicicleta que já está a correr o mundo. E foi o mesmo Dele Alli a assistir no segundo e terceiro golos, apontados por Vinícius (50) e Gareth Bale (73 minutos). O marcador seria fechado pelo dianteiro cedido pelo Benfica, aos 83 minutos.

Foi o segundo ‘bis’ do avançado brasileiro pelo Tottenham esta temporada, somando agora seis golos e três assistências na Liga Europa, com um total de 458 minutos em campo. É o segundo melhor marcador da prova, a par de Munas Dabbur e Yusuf Yazici, numa tabela liderada por Pizzi, com sete golos (dados do portal da UEFA, esta tarde).

O ‘bis’ de Vinícius, melhor marcador do campeonato português na última temporada, coincidiu com as críticas de vários antigos jogadores do Benfica ao empréstimo do dianteiro, na sequência de Jorge Jesus ter dito que falta ao plantel quem marque golos.

Durante um debate no Canal 11, a propósito da política desportiva no emblema da águia, Maniche defendeu que Vinícius foi ‘empurrado’ devido à “ânsia de contratar Cavani”, uma contratação que acabou por falhar. “Em relação ao Vinícius, há algo que tenho de pôr na equação. Na ânsia de contratar Cavani, tinham de dispensar Vinícius, que seria a segunda opção”, explicou o antigo internacional português.

Maniche assumiu que não entende a decisão de emprestar o jogador: “Eu jamais dispensaria o melhor marcador da nossa liga...  Ainda por cima Vinícius conhece o campeonato português como ninguém, já conhecia o Benfica e o sistema tático”.

Pedro Henriques também questionou publicamente o empréstimo do “melhor avançado” que o Benfica tinha. “Jorge Jesus disse que falta o jogador para marcar golos. Eu sei onde ele está. Está em Londres e chama-se Vinícius”, acrescentou.

“É que ele não foi vendido, o Benfica não fez muito dinheiro. Foi emprestado. Ele até poderia não marcar golos, porque os outros não estão a fazer, mas o Vinícius fazia muito golo no Real Massamá, no Rio Ave e foi o melhor marcador da época passada”, finalizou o antigo defesa das águias.

Veja os três primeiros golos do Tottenham na partida de hoje (não foi disponibilizado o lance do quarto golo).