Semi final sul americana ficou decidida apenas nas grandes penalidades após empate a um durante os 90 minutos
A Venezuela é a primeira finalista do Campeonato do Mundo Sub-20 que decorre na Coreia do Sul. O conjunto sul americano venceu o Uruguai no desempate por grandes penalidades, depois de um empate a um após os 90 minutos, resultado que se manteve inalterado durante o prolongamento. De La Cruz abriu o marcador já na segunda parte, de grande penalidade e foi já para lá dos 90 que Samuel Sosa levou o jogo para prolongamento.
Cai mais um dos favoritos ao título mundial. Nas meias finais do Mundial Sub-20, a Venezuela, nas grandes penalidades, eliminou o Uruguai e é o primeiro finalista da competição. Numa semi final sul americana, os venezuelamos levaram a melhor sobre o Uruguai – que eliminara Portugal nos quartos de final -, e garantiram a chegada à final no derradeiro desempate. Após uma primeira parte sem golos, o marcador foi desbloqueado no início da segunda parte quando Nicolas de la Cruz, de grande penalidade, colocou o Uruguai na frente. A Venezuela só chegaria ao empate já para lá dos 90 minutos quando Samuel Sosa, aos 90’+1, levou o encontro para prolongamento.
O empate manteve-se durante a meia hora suplementar e só nas grandes penalidade a Vinotinto selou a inédita chegada à final. A Venezuela beneficiou dos desperdícios de Rodríguez e de De La Cruz (que até já tinha marcado da marca dos onze metros durante o tempo regulamentar), com Wuilker Farinez a assumir-se como o herói do dia ao defender duas grandes penalidades.