Grande Futebol
Varane: o eleito de Platini que tem uma relação especial com Mourinho
2018-10-31 20:00:00
O ex-presidente da UEFA defende que o central francês deve ser o vencedor da Bola de Ouro

Michel Platini não tem dúvidas. Varane deve ser o próximo vencedor da Bola de Ouro, prémio a ser entregue pela revista "France Football" no próximo dia 3 de dezembro. A razão é simples para o ex-presidente da UEFA: o defesa central francês do Real Madrid foi o único jogador a conquistar a Liga dos Campeões e o Mundial na última temporada. Na mesma semana em que Platini defende a candidatura de Varane, o "The Guardian" noticia que José Mourinho quer o central francês em janeiro no Manchester United.

"Os resultados são o único facto objetivo, o resto é subjetivo. O único jogador que ganhou tudo, as duas competições importantes, foi Raphael Varane. É um excelente jogador", justificou Platini, em entrevista à rádio francesa "RMC", relembrando o que se passou em 2006. "Não podemos esquecer que em 2006 um defesa central venceu a Bola de Ouro", atirou Platini, aludindo ao caso de Fabio Canavaro que foi eleito o melhor do mundo, depois de ter sido o capitão do tetracampeonato mundial da Itália, na Alemanha.

O favorito à conquista da Bola de Ouro, no entanto, é o croata Luka Modric, companheiro de Varane no Real Madrid. Modric também conquistou a Champions e foi vice-campeão do Mundo com a Croácia, além do "pormaior" de já ter sido eleito o melhor da época pela UEFA e pela FIFA.

Não deixa de se curioso que na mesma altura em que Platini surge em defesa da candidatura de Varane à Bola de Ouro, algo que a própria revista France Football já tinha feito numa anterior publicação, surja na imprensa inglesa, nomeadamente no "The Guardian", o alegado interesse do Manchester United em Varane. De acordo com aquela publicação, o central francês é uma das prioridades de Mourinho na reabertura do mercado de transferências, em janeiro. E até já se fala em valores que rondam os 100 milhões de euros. Ainda de acordo com o "The Guardian", o francês teria gostado do interesse e estaria disposto a ir para o United, até porque o defessa central não vive a melhor fase no Real Madrid. Tal como José Mourinho no Manchester United.

Mourinho foi o responsável pela contratação do jogador francês para o Real Madrid, em 2011, quando o foi buscar ao Lens. Numa entrevista ao 'L'Équipe', Varane falava de uma relação especial com Mourinho. "Quando José Mourinho estava no Real Madrid, mantínhamos uma relação que era diferente, era especial. Com [Carlo] Ancelotti, acabei por jogar menos, mas contribuiu com coisas fantásticas para o clube. Desde que saiu [Ancelotti], acabei por melhorar o meu rendimento", afirmou o jogador, apesar da sua vida não ter sido muito fácil com Zidane, como revelou na altura. "O Zidane chegou a meio da época e teve de fazer algumas escolhas. Não foi fácil para mim e acabámos por ter alguns desentendimentos. Como eu precisava de saber o que tinha de fazer para jogar, falámos os dois. A partir daí, começámos a nossa relação do zero e, desde esse momento, sinto-me com mais confiança".

Numa entrevista à revista Q, em novembro de 2017, Varane voltou a falar de José Mourinho. "No início da temporada nada me saía bem e não sabia o motivo. Não estava bem nos treinos e nem jogava. Falei com o treinador e ele perguntou-me: 'Que se passa? Não estás bem porquê? Porque não estás ao teu nível?' Eu respondi: 'Não sei. Estou a tentar, mas as coisas não me saem. Falta-me alguma confiança (...) Três dias depois, com 19 anos, colocou-me a titular contra o Manchester City [primeiro jogo da fase de grupos da Champions 2012/13]. Era um jogo muito difícil e não sei se Mourinho conhecia a minha personalidade, mas entendi como um desafio. O jogo correu-me bem e a partir daí as coisas começaram a sair melhor. Mudei o chip". Quem sabe se não estará em vias de mudar de novo o chip.