Grande Futebol
Uma renovação sem precedentes na história do futebol
2018-11-22 11:00:00
Muniain e o Athletic Bilbao acertaram a continuidade sem qualquer cláusula de rescisão

Iker Muniain renovou contrato com o Athletic Bilbao por cinco temporadas, o mesmo é dizer até 30 de junho de 2024, num acordo sem precedentes na história recente do futebol mundial, tendo em conta que não prevê qualquer cláusula de rescisão. "O Athletic Bilbao e o jogador concordaram em eliminar a possibilidade de rescisão antecipada do contrato, pagando uma cláusula de rescisão", explicou o clube numa publicação acompanhada por uma fotografia com o presidente, Josu Urrutia, e Muniain, internacional espanhol e um dos símbolos maiores dos bascos.

O camisola 10 vai, assim, representar o emblemático clube espanhol durante as próximas cinco épocas, se o clube assim o entender, pois Munian só sairá se o Athletic se decidir por essa opção em função da medida agora adotada.

Aos 25 anos, Muniain, duas vezes campeão da Europa de sub-21 pela seleção espanhola, já participou em 359 jogos oficiais com a camisola da equipa de Bilbau, tendo apontado 51 golos ao longo da carreira. Estreou-se no dia 30 de julho de 2009 num jogo contra o Young Boys e daí para cá não vestiu outra camisola. Mais, o Athletich é o único clube que representou nos 15 anos que leva de futebol. Foi lá que nasceu e é lá que continua.

O versátil criativo é um dos imprescidíveis do treinador Eduardo Berizzo, somando quatro golos em onze jogos ao longo desta temporada. Já despertou o interesse de alguns colossos do futebol europeu mas acabou por nunca sair de Bilbao. Agora, ainda mais difícil será.

"É um acordo sem precedentes no futebol profissional", refere o diário espanhol "Marca", que deu grande destaque ao assunto. "Os agentes do jogador, que receberam sondagens de clubes italianos, tinham ordens para não escutar qualquer oferta nem encetar negociações com outro clube que não o Athletic", frisa a publicação, lembrando que Muniain despontou sob as ordens de Joaquín Caparros, superando duas graves lesões no joelho.

O histórico clube basco vive um momento difícil, lutando nesta fase arduamente pela continuidade no escalão maior do futebol espanhol. É o 17.º classificado da liga, a primeira equipa acima da linha de despromoção, tendo vencido somente um jogo nas 12 jornadas já realizadas. Em termos absolutos, soma uma vitória, sete empates e quatro derrotas. No último fim de semana saiu derrotado fora de portas frente ao Atlético Madrid num jogo frenético que terminou com o resultado de 3-2.