Grande Futebol
"Ui, calma que temos possibilidades". Deco envia mensagem forte ao FC Porto
2021-04-07 09:55:00
"Podem dizer que o FC Porto não jogou bem mas que não competiu e não lutou...", declarou o 'mágico'

"É o número 10, finta com os dois pés. É melhor que o Pelé, é o Deco allezz, allezz", cantavam os adeptos do FC Porto em honra a Deco, figura da história azul e branca que, a poucas horas de os dragões jogarem uma cartada decisiva na Liga dos Campeões, envia uma mensagem de encorajamento e confiança para o plantel de Sérgio Conceição que está em Sevilha - uma cidade querida na história azul e branca. 

Deco jogou no FC Porto e no Chelsea mas não tem dúvidas em assumir por quem estará a torcer nesta eliminatória. E até destaca que confia nas capacidades deste 'Porto' para continuar a agigantar-se na Champions. "Eu joguei no Chelsea mas a minha relação é diferente do que com o FC Porto. Estive dois anos lá, fiz amigos, é um clube espetacular mas é natural que a minha preferência seja o FC Porto", declarou o 'mágico', sustentando que a história que tem de dragão ao peito também faz inclinar os 'pratos da balança' no que toca a preferências para a eliminatória milionária. E quando às possibilidades dos nortenhos nesta eliminatória, Deco não tem dúvidas de que o FC Porto é candidato a chegar às meias-finais da Liga dos Campeões.

"Acho que o FC Porto tem condições de passar. O FC Porto tem de ser o FC Porto", referiu, baseando a sua crença na atitude demonstrada pela equipa orientada por Sérgio Conceição: "Vocês podem dizer que num dia o FC Porto até não jogou bem mas que não competiu e não lutou é quase difícil vermos um jogo desta equipa do Sérgio Conceição sem esse espírito."

Em declarações na FC Porto TV, o antigo internacional português, ainda hoje um dos grandes ídolos dos portistas, analisou a equipa às ordens de Sérgio Conceição e deixou rasgados elogios para o compromisso que se nota em campo entre todos os jogadores que transportam o símbolo do dragão no peito. "A equipa do FC Porto, independentemente dos momentos, tem uma característica própria que é ser competitiva, não desiste nunca, os jogadores jogam sempre no máximo, é uma equipa difícil de perder e mesmo quando perde é no limite."

O antigo camisola 10 do FC Porto referiu ainda que "há momentos melhores  e piores mas essa característica" o FC Porto tem. "É por isso que faz o que faz na Champions e ganha os campeonatos que ganha", sublinhou, realçando que o Sérgio Conceição transmite essa "ideia de jogo". "Entra muito a disciplina, o querer e a vontade", analisou Deco, vendo um FC Porto "mais maduro" que o atual Chelsea, de Thomas Tuchel, destacando ainda que a ausência de público já não terá nesta fase tanto impacto pois, com o passar do tempo, os jogadores têm vindo a habituar-se a jogar em estádios sem público.

O FC Porto chega aos quartos de final da Liga dos Campeões e vai travar-se contra uma das equipas que mais investiu em contratações para esta época mas Deco não acredita que, em campo, no que toca à vontade e à crença os orçamentos pesem. "De alguma forma, connosco isso não se notava", lembrou Deco, acreditando que "é isso que acontece com esta equipa". "O FC Porto chega sempre longe na Champions, quando é eliminado é por um detalhe ou outro mas joga sempre de igual para igual. Os jogadores já estão habituados."

O FC Porto defronta hoje o Chelsea, em Sevilha, casa emprestada, em jogo da primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões, num encontro em que terá duas ausências de peso - Sérgio Oliveira e Taremi, que cumprem castigo. O duelo arranca às 20h00 e vai ser dirigido pelo árbitro esloveno Slavko Vincic.