Grande Futebol
Treze equipas em busca dos 'oitavos', uma dezena com o destino nos 'pés'
2021-11-22 09:25:00
Quinta ronda da fase de grupos da prova milionária joga-se nesta semana

Os oitavos de final da Liga dos Campeões em futebol estão ao alcance, na quinta jornada da fase de grupos, de 13 equipas, sendo que 10 dependem apenas de si próprias para alcançar os jogos a eliminar.

FC Barcelona, Manchester United, Villarreal, Salzburgo e Chelsea, na terça-feira, e Manchester City, Paris Sain-Germanin, FC Porto, Sporting, Borussia Dortmund, Real Madrid, Inter Milão e Sheriff, na quarta, são as formações que se podem juntar a Liverpool, Ajax, Bayern Munique e Juventus.

Deste lote, apenas FC Porto, Inter Milão e Sheriff não dependem exclusivamente de si próprios, sendo que, e apesar de serem 13 os candidatos, a quinta ronda só pode ‘oferecer’ um máximo de 10 ‘passaportes’ para a fase seguinte da competição.

Independentemente dos resultados da penúltima jornada, já é certo que os grupos F e G não podem ‘fechar’ – em cada um deles só poderá, no máximo, apurar-se uma equipa, respetivamente Manchester United ou Villarreal e Salzburgo.

Quanto às equipas que só dependem do que fizerem, apenas duas só precisam de um empate, o detentor do troféu Chelsea, anfitrião da já apurada Juventus, e o vice-campeão em título Manchester City, que recebe o também ‘todo poderoso’ Paris Saint-Germain.

A ronda de terça-feira tem cinco equipas em luta por quatro vagas, duas em confronto direto: o Manchester United, de Bruno Fernandes, Diogo Dalot e Cristiano Ronaldo, qualifica-se vencendo na casa do Villarreal, mas os espanhóis também podem seguir para os ‘oitavos’, se baterem os ingleses por dois golos.

Por seu lado, o FC Barcelona tem de bater em casa o Benfica, no Grupo E, o Salzburgo de triunfar em Lille, onde ‘moram’ José Fonte, Tiago Djaló, Renato Sanches e Xeka, no Grupo G, e o Chelsea de ‘empatar’ a Juventus em Stamford Bridge, no Grupo H.

Na quarta-feira, os candidatos aos ‘oitavos’ são oito, e seis deles defrontam-se, sendo que é grande a expectativa para o jogo do Etihad, onde o Manchester City, de João Cancelo, Rúben Dias e Bernardo Silva, recebe o PSG, de Nuno Mendes e Danilo Pereira.

Este jogo qualifica, de certeza, uma equipa: se o jogo acabar com triunfo dos locais ou empate, seguem em frente os ingleses, enquanto os parisienses, que ganharam em casa por 2-0, precisam de vencer para garantir o apuramento, no Grupo A.

No Grupo C, também se defrontam dois pretendentes em Alvalade, onde o Sporting necessita de vencer o Borussia Dortmund, desfalcado do goleador Erling Haaland, por dois golos e os alemães só precisam de ganhar pela diferença mínima.

A confusão é maior no Grupo D, com três candidatos e só um a depender em exclusivo de si, o recordista de títulos europeus Real Madrid, que tem os ‘oitavos’ à distância de um triunfo no reduto dos moldavos do Sheriff, que surpreenderam no Bernabéu (2-1).

Por seu lado, o Sheriff tem de voltar a bater os espanhóis e esperar que o Inter Milão perca em casa com o Shakhtar Donetsk. Se os italianos vencerem, então podem qualificar-se, o que acontecerá caso os moldavos não vençam.

No Grupo B, o FC Porto também depende de ‘terceiros’ e tem, provavelmente, a mais complica equação: precisa de vencer o já apurado Liverpool, em Anfield Road, depois do 1-5 caseiro, e ainda que o Atlético de Madrid perca em casa com o AC Milan.

Das equipas que não se podem qualificar, cinco podem ascender a lugares de apuramento, nomeadamente Benfica (Grupo E), Atalanta (F), Wolfsburgo e Sevilha (G) e Atlético de Madrid (B), enquanto o Lille (G) é o único segundo que não pode selar o apuramento.