Grande Futebol
Sporting nos 16 avos de final da Liga Europa após a melhor exibição da época
2019-11-28 22:25:00
Goleada ao PSV em Alvalade com Bruno Fernandes em destaque

O Sporting goleou hoje o PSV Eindhoven por 4-0 e assegurou a presença nos 16 avos de final da Liga Europa, efetuando a melhor exibição da época, numa noite inspirada de Bruno Fernandes.

A vitória 'leonina' começou a ser escrita muito cedo, com Luiz Phellype a inaugurar o marcador aos nove minutos, tendo Bruno Fernandes por duas vezes, aos 16 e 64, o segundo de grande penalidade, e Mathieu, aos 42, anotado os restantes golos.

O Sporting começou a ganhar o jogo na forma como o abordou, com uma entrada fortíssima e um primeiro quarto de hora de grande inspiração coletiva, a pressionar alto, com intensidade, a circular a bola com rapidez e precisão, o que lhe permitiu manter o controlo total do jogo, perante um PSV Eindhoven acantonado junto à sua área, sem hipóteses de sair para o contra-ataque.

Este período do Sporting valeu dois golos, o primeiro aos nove minutos, por Luís Phellype, a desviar de cabeça para fora do alcance do guarda-redes um passe de primeira de Bruno Fernandes, e o segundo aos 16, pelo capitão dos 'leões', com um remate a 25 metros da baliza.

Após o segundo golo, o Sporting tirou o 'pé do acelerador' e ao mesmo tempo assistiu-se a uma reação do PSV, que dceu início a um período que se prolongou até à meia hora de jogo.

Nesta fase, o jovem guarda-redes Luís Maximiliano ainda teve de sair aos pés de Bruma, que se isolou, para lhe 'roubar' a bola com uma palmada, aos 19 minutos.

A reação do PSV perdeu gás no último quarto de hora, no qual o Sporting voltou a mandar da partida e, aos 42 minutos, ampliou através de Jerémy Mathieu, que 'encheu o pé' sem deixar cair a bola cruzada por Bruno Fernandes na execução de um pontapé de canto.

Na segunda parte, o PSV apostou tudo em fazer um golo nos primeiros minutos para reentrar na discussão do jogo, protagonizando uma entrada forte e pressionante, mas o Sporting conseguiu manter-se coeso a defender e o 'balão' holandês não durou mais de 10 minutos.

O PSV, na tentativa desesperada de chegar ao golo, foi-se expondo cada vez mais, deixando muitos espaços no seu meio-campo, que o Sporting começou a explorar, em lances rápidos de contra-ataque e que apanhavam a defesa holandesa desequilibrada.

Foi assim que os 'leões' chegaram ao quarto golo, num lance em que Acuna transportou a bola durante 30 metros para ser derrubado na área do PSV, com Bruno Fernandes a marcar o penálti e arrumar definitivamente com o destino da partida.

De salientar, o regresso em grande de Wendel ao meio-campo, no qual mosgtrou sempre grande discernimento e qualidade técnica com a bola nos pés, formando com Bruno Fernandes uma dupla que fez pender bem cedo o jogo para o lado do Sporting, e Jerémy Mathieu ao eixo da defesa, confirmando que, quando está em boas condições físicas, é um jogador nuclear.

Com esta goleada ao vice-campeão holandês, o Sporting lidera o grupo D com 12 pontos, mais dois do que os também apurados austríacos do Lask Linz, com os quais vai disputar o primeiro lugar na derradeira jornada.

Jogo no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.

Vitória de Guimarães - Standard Liège, 1-1.

Ao intervalo: 1-1.

Marcadores:

0-1, Maxime Lestienne, 40 minutos (grande penalidade).

1-1, André Pereira, 45+2.

Equipas:

- Vitória de Guimarães: Douglas, Sacko, Tapsoba, Pedro Henrique, Florent, Mikel Agu, Dénis Poha, Lucas Evangelista, Marcus Edwards (Rochinha, 76), André Pereira (Léo Bonatini, 86) e Bruno Duarte (Davidson, 45).

(Suplentes: Miguel Silva, Frederico Venâncio, Al Musrati, Pepe, Rochinha, Davidson e Léo Bonatini).

Treinador: Ivo Vieira.

- Standard de Liège: Arnaud Bodart, Mergim Vojvoda, Konstantinos Laifis, Zinho Vanheusden, Nicolas Gavory, Gojko Cimirot, Samuel Bastien, Paul-Jose Mpoku (Duje Cop, 83), Mehdi Carcela, Maxime Lestienne (Selim Amallah, 71) e Renaud Emond (Obbi Oularé, 69).

(Suplentes: Vanja Milinkovic-Savic, Collins Fai, Dimitri Lavalée, Senna Miangue, Selim Amallah, Obbi Oularé e Duje Cop).

Treinador: Michel Preud'homme.

Árbitro: Serhiy Boiko (Ucrânia).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tapsoba (42), Bastien (42), Lucas Evangelista (47), Paul-Jose Mpoku (51), Konstantinos Laifis (64) e Zinho Vanheusden (85).

Assistência: 11.221 espetadores.