Grande Futebol
Sporting mais perto do apuramento com triunfo em casa do Rosenborg
2019-11-07 20:20:00
Leões assumem liderança do grupo e estão a um passo dos 16 avos de final da Liga Europa

Dois golos ainda na primeira parte permitiram hoje ao Sporting vencer em casa do Rosenborg por 2-0, assumindo a liderança do grupo D da Liga Europa.

A equipa 'leonina' cedo deu mostras da sua superioridade sobre os noruegueses e chegou ao intervalo já com a vantagem de dois golos, depois dos tentos do uruguaio Sebastian Coates, aos 16 minutos, e de Bruno Fernandes, aos 38.

Depois de uma fase sem que qualquer das equipas assumisse o controlo das operações, os 'leões' cresceram na partida e começaram a acercar-se da baliza contrária e, após 'avisos' de Borja (11 minutos) e de Bolasie (15), chegaram mesmo à vantagem aos 16 minutos, num lance de insistência e em que Luís Neto cruzou da direita para Coates, que, de cabeça, inaugurou o marcador.

Em vantagem, o Sporting passou a gerir mais a bola, perante um Rosenborg que se mostrava incapaz para criar dificuldades ao adversário, tendo o seu primeiro sinal de perigo surgido apenas aos 26 minutos, mas o livre de Soderlund saiu muito por alto.

Aos 38 minutos, Doumbia recuperou uma bola a meio campo e endossou-a para Bruno Fernandes, que, perante a fraca oposição contrária, não teve dificudades em ampliar.

Na segunda metade, o Sporting optou por gerir ainda mais a vantagem, perante um Rosenborg com mais posse de bola, mas incapaz de criar verdadeiras situações de perigo.

A equipa norueguesa criou a sua grande oportunidade de golo aos 85 minutos, num lance em que Renan defendeu para o poste um remate de Asen.

Com este triunfo, e beneficiando ainda da derrota (4-1) dos holandeses do PSV Eindhoven em casa dos austríacos do LASK Linz, o Sporting deu um passo importante rumo ao apuramento para os 16 avos de final, liderando o grupo com nove pontos, mais dois do que Linz e PSV, segundo e terceiro classificados, respetivamente, enquanto o Rosenborg ficou desde já afastado, não tendo ainda somado qualquer ponto em quatro jornadas.

Jogo no Estádio Lerkendal, em Trondheim.

Rosenborg – Sporting, 0-2.

Ao intervalo: 0-2.

Marcadores:

0-1, Coates, 16 minutos.

0-2, Bruno Fernandes, 38.

Equipas:

- Rosenborg: André Hansen, Hedenstad, Reginiussen, Hovland, Meling, Lundemo, Jensen, Trondsen (Helland, 78), Asen, Adegbenro (Johnsen, 77) e Soderlund.

(Suplentes: Ostbo, Helland, Akintola, Valsvik, Tagseth, Johnsen e Ceide).

Treinador: Eirik Horneland.

- Sporting: Renan, Rosier, Tiago Ilori, Coates, Luís Neto, Borja, Doumbia (Rodrigo Fernandes, 86), Eduardo, Bruno Fernandes (Pedro Mendes, 90), Vietto e Bolasie (Rafael Camacho, 73).

(Suplentes: Luís Maximiano, Rafael Camacho, Miguel Luís, Luiz Phellype, Wendel, Pedro Mendes e Rodrigo Fernandes).

Treinador: Silas.

Árbitro: David McGeachie (Escócia).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Luís Neto (26) e Eduardo (59).