Grande Futebol
Spencer Owen quer "matar" fascistas com o futebol
2018-02-11 11:00:00
A mensagem relembra o trabalho de Woody Guthrie, músico americano

"Esta máquina mata fascistas", podia ler-se na guitarra e Woody Guthrie, cantor e guitarrista americano, por alturas da II Guerra Mundial. A mensagem foi agora recordada por Spencer Owen, youtuber ligado de forma direta ao futebol. O inglês inscreveu a mesma frase numas chuteiras que vai oferecer a um dos seus seguidores e assegurou, na sua conta no Instagram, que "as botas de futebol podem ser a nossa arma para tornar o mundo num lugar melhor".

Com quase dois milhões de subscritores no seu canal 'Spencer FC', Spencer Owen faz do YouTube a sua profissão. Vive de fazer vídeos relacionados, quase na totalidade, com futebol. Seja virtual, através do videojogo 'FIFA', ou real, através do clube Hashtag United. Fundado em 2016 por Spencer Owen, o Hashtag United tem nos jogadores o próprio Spencer, o irmão Seb e muitos dos amigos de um e do outro. Jogando contra equipas amadoras, semi-profissionais e equipas improvisadas, incluindo o staff de alguns clubes da Liga Inglesa, o Hashtag United já chegou a jogar futebol em alguns dos mais míticos estádios de Inglaterra, como Wembley, Boleyn Ground, Selhurst Park ou Emirates Stadium. A notoriedade já os levou a jogar no estrangeiro para defrontar equipas nos Estados Unidos da América, Sérvia e Espanha.

Contudo, desta vez, o que Spencer Owen disse aos seus fãs e seguidores não foi diretamente sobre futebol, mas sim sobre o poder que o futebol pode ter naquilo que considera ser mudar o mundo para melhor. O produtor de conteúdos explicou o significado da mensagem que Woody Guthrie tinha nas suas guitarras.

"Como muitos de vocês sabem, sou um fã de Bob Dylan. O seu herói era Woody Guthrie, que tinha uma guitarra onde estava escrita a frase 'esta máquina mata fascistas'. E isso era porque a guitarra e a música dele era utilizada como uma ferramenta para parar com comportamentos fascistas e trazer atenção a problemas em todo o mundo. Era a sua arma, de certa forma", começou por dizer o inglês.

Woody Guthrie com a famosa frase na sua guitarra (foto: Wikipedia)

Spencer não tem como hábito envolver-se em questões políticas ou ideológicas, mas sentiu agora necessidade de citar Woody Guthrie com aquela que considera a sua arma: o futebol. E nada melhor que umas botas de futebol, um dos objetos mais influentes no desporto-rei, para colocar a valiosa e histórica mensagem. "Não sou músico, nem toco guitarra. Mas sou alguém que gosta de futebol, que faz vídeos sobre futebol e joga futebol. Em vários sentidos, o futebol é a minha arma. É algo que eu tento usar para chamar a atenção para vários problemas em todo o mundo", frisou.

O sorteio está a decorrer no Instagram do youtuber, que assegurou que também arranjou um par destas botas para ele próprio e que não foi pago para avançar com esta iniciativa.

 

*FOOTBALL BOOTS GIVEAWAY* Inspired by Woody Guthrie’s famous “This Machine Kills Facists” message on his guitar, I’ve had the same message put on a pair of Nike Mercurial Superfly all-black boots (size 9). We can change the world for better with Football! I’ve also got a pair of the new Adidas Predators (size 10) along with a @hashtagutd badge on each boot to giveaway. To enter the giveaway you must LIKE THIS POST, FOLLOW ME (@spenfc) and FOLLOW @lovellsoccer on Instagram. I will choose two winners at random who I will message on Instagram and will win either the Predators or the Mercurials. Big thanks to @lovellsoccer for powering this giveaway! (full disclosure I was not paid to do this, I just got a pair of the same boots for myself too ?? Now let’s go kick the s**t out of some fascists!!!)

Uma publicação partilhada por Spencer Owen (@spenfc) a