Grande Futebol
Song e os momentos complicados que passou na Rússia: "Não acendia as luzes"
2018-11-14 19:05:00
O médio camaronês passou por Arsenal e FC Barcelona antes de se transferir para o Rubin Kazan

O antigo jogador de Arsenal e FC Barcelona, Alex Song, abriu o coração e revelou ter passado momentos complicados na Rússia, nos 18 meses que esteve ao serviço do Rubin Kazan. O médio camaronês foi obrigado a sair do apartamento em que vivia para se mudar para o centro de treinos do clube.

Alex Song chegou ao Rubin Kazan no verão de 2016 depois de uma experiência no West Ham. Cinco épocas ao mais alto nível no Arsenal e duas temporadas no FC Barcelona, faziam de Song um dos maiores nomes a alguma vez colocar pé no clube de Kazan. No entanto, a experiência veio a revelar-se um inferno, de acordo com o próprio jogador.

As promessas feitas a Alex Song, na hora das negociações, foram muitas e boas, revelou o jogador entrevista ao jornal inglês "Telegraph". Porém, depois de seis meses em Kazan, Alex Song foi confrontado com uma decisão, no mínimo, questionável, por parte dos responsáveis do clube russo: foi transferido do apartamento onde vivia para o centro de treinos da equipa.

"Depois dessa altura em passava o tempo todo no quarto e nem sequer tinha vontade de acender as luzes", começou por desabafar o internacional camaronês. "Sentava-me com o meu computador ao colo - não ligava a televisão porque lá era tudo em russo e eu não percebia", revelou o médio que atua agora no FC Sion, da primeira liga suíça.

Alex Song abriu o coração e revelou que depois de um ano em que apenas olhava para o computador e para o telefone começou a duvidar da sua saúde mental: "A minha vida era passada a agarrado ao computador e ao telefone", lembrou o futebolista de 31 anos. "Não sei, agora, porque não acendia as luzes do quarto - elas funcionavam. Mas acho que estava a entrar num estado de depressão tal que só me queria sentir mais em baixo", desabafou.

Mas as coisas ainda iriam piorar para Alex Song durante os 18 meses que passou em Kaza. Para além de ter deixado de ser opção do treinador, a determinada altura, o clube deixou de lhe pagar os salários. No final do tempo que passou na Rússia, a dívida do Rubin Kazan para com Alex Song chegou aos nove milhões de euros.

"Não receber os meus ordenados, não ter dinheiro a entrar nas minhas contas tornou tudo ainda mais complicado para mim", revelou Song. Os empréstimos que havia contraído em Londres e um projeto para a construção de uma casa nos Camarões não deixavam o jogador descansado: "Tinha esta gente toda a trabalhar para mim, a ajudar-me nestes projetos, e eu não tinha dinheiro", lamentou.

O caso de Alex Song chegou à FIFA e o Rubin Kazan pagou a totalidade dos ordenados que havia acordado com o futebolista que deixou o clube russo em janeiro último. Agora ao serviço do FC Sion, Song espera relançar a carreira: "Basicamente perdi um ano da minha carreira. Agora estou a jogar e sinto-me feliz outra vez", garantiu Alex Song.