O Sevilha garantiu, pelo menos, o quarto lugar na I Liga espanhola de futebol e consequente apuramento para a Liga dos Campeões, após a derrota caseira do Villarreal frente à Real Sociedad, por 2-1.
A equipa andaluza, que é a atual quarta classificada, com 66 pontos, os mesmos do terceiro, o Atlético de Madrid, assegura assim a sétima qualificação para a Liga dos Campeões no século XXI, a qual não lograva há três épocas.
Depois do triunfo no último domingo na receção ao Maiorca, por 2-0, ao Sevilha, do avançado português Rony Lopes e do ex-técnico do FC Porto Julen Lopetegui, só lhe faltava conquistar um ponto para atingir o objetivo da Liga dos Campeões ou que o Villarreal não conseguisse vencer hoje frente à Real Sociedad, a duas jornadas do final do campeonato.
Os bascos não só ‘ajudaram’ o Sevilha como deram hoje um passo importante para a qualificação para a Liga Europa ao vencer em casa do Villarreal, uma vitória que começou a ser construída aos 61 minutos, com um golo do brasileiro Willian José, e foi consumada aos 75, com o segundo golo, pelo central Diego Llorente.
A Real Sociedad é sétima – o último posto europeu -, com 54 pontos, menos três do que o Villarreal, que é quinto.
No outro jogo de hoje da 36ª jornada, o ‘aflito' Alavés empatou sem golos na receção ao Getafe, mantendo-se em 17.º lugar, o primeiro acima da ‘linha de água', com 36 pontos, enquanto a equipa visitante segue na sexta posição, com 54.
A classificação é liderada pelo Real Madrid, com 80 pontos, embora esteja a decorrer a partida entre da equipa ‘merengue' em casa do Granada, seguido do FC Barcelona, com 79, do Atlético Madrid, com 66, e do Sevilha com os mesmos pontos.