Grande Futebol
Semana decisiva para quatro portugueses e Neymar
2019-08-26 17:55:00
Janela de transferências fecha a 2 de setembro

Falta uma semana para encerrar a janela de verão do mercado de transferências e Neymar é o caso mais mediático, mas há quatro internacionais portugueses que estão a dias de arranjar novo clube ou... perder o lugar na seleção.

O futuro de Neymar promete animar os noticiários até ao final deste mês, uma vez que o brasileiro ficou 'queimado' no PSG quando tentou forçar o regresso ao Barcelona.

O colosso catalão poderá ser a última esperança do internacional brasileiro, pois Real Madrid e Juventus dão sinais de não quererem responder às exigências do campeão francês.

Para os portugueses, há quatro casos a merecer atenção, por se tratarem de opções habituais de Fernando Santos: João Mário, André Silva, Ricardo Quaresma e Manuel Fernandes.

Com o Euro'2020 à porta, o médio do Inter Milão e o avançado do AC Milan não podem ficar meio ano parados. No entanto, esse é o cenário mais provável caso não arranjem outro clube, o que custará a ambos o lugar na seleção nacional.

André Silva já esteve quase confirmado no Mónaco, mas um desentendimento entre os clubes fez ruir o negócio mesmo na fase final.

O avançado continua a ter mercado em Espanha, depois das boas exibições durante o empréstimo ao Sevilha.

Já João Mário terá interessados no futebol alemão e, em último recurso, na Turquia.

No entanto, a Gazetta dello Sport escreveu, hoje, que o médio estará a caminho do Lokomotiv Moscovo, num empréstimo com opção de compra por 15 milhões de euros.

Por ironia, era no Lokomotiv Moscovo que brilhava Manuel Fernandes. O experiente médio encontra-se sem clube e, se já partia atrás de outras opções de Fernando Santos (como Adrien Silva ou André Gomes), mais difícil se torna sonhar com a presença no Europeu se continuar como jogador livre.

Caso diferente é o de Ricardo Quaresma, que tem clube (Besiktas), mas foi 'encostado' por desentendimentos com a direção.

Quanto aos clubes portugueses, o Sporting só saberá no dia 2 de setembro se Bruno Fernandes vai mesmo ficar (resta saber se haverá tempo para contratar um substituto), mas já conseguiu 'despachar' Bas Dost.

Benfica e FC Porto não deverão anunciar mais reforços, aproveitando estes últimos dias para vender ou emprestar excedentários (como Cervi, Zivkovic, Mbemba e Osório), realizar um negócio de ocasião (com atletas como Fejsa ou Aboubakar) ou colocar jovens a 'rodar' (nomeadamente Diogo Queirós, no caso portista).