Três portugueses jogavam no clube, em 2009.
Se roubar dinheiro à sua mulher, não compre um clube. Nunca ouviu este ditado popular? Nós também não. Mas esta frase já faz parte do quotidiano de Sulaiman Al Fahim, um árabe que comprou o Portsmouth FC, em 2009, e que, agora, enfrenta uma pena de prisão. Confuso?
A história não é complexa: Para comprar o clube inglês, o sultão árabe… roubou a própria mulher. Sim, leu bem. Os 5,6 milhões de euros aplicados no negócio foram patrocinados – ainda que involuntariamente – pela esposa do homem que comprou o Portsmouth, em 2009.
Depois de ter criado uma conta com juros altíssimos, em seu nome, em 2009, a mulher de Fahim decidiu ir consultar os ganhos, em 2011. Ganhos? Nada disso. A conta estava vazia, por causa do tal golpe de Fahim, que transferiu o dinheiro para uma firma no Reino Unido, para financiar a compra do Portsmouth. Agora, o tribunal criminal do Dubai decretou uma pena de cinco anos de prisão para o empresário árabe.
O “karma” tratou de uma parte. O tempo tratou do resto
No meio desta história bizarra, é justo dizer que o “karma” tratou do castigo. É que o período de Sulaiman Al Fahim como dono do clube durou apenas… seis semanas (o clube foi readquirido por outro árabe). Mas Fahim começou cheio de força. Depois de adquirir o clube, garantiu que queria o Portsmouth como top-8 de Inglaterra em apenas sete anos. “Precisamos de um novo centro de estágio e queremos reforçar a equipa. Esperamos ter um novo estádio em 2015 ou 2016. E, nessa altura, queremos ser top-8”.
O que aconteceu a seguir não foi bonito. Mesmo sem Fahim, o clube inglês ficou mergulhado em dívidas, vendeu os seus melhores jogadores e desceu duas vezes na secretaria, caindo para o quarto escalão inglês. Agora, está de volta à League One (terceira divisão)
Bons nomes…
A título de curiosidade, Ricardo Rocha, Pelé e Pedro Mendes, jogadores portugueses, faziam parte do plantel do Portsmouth, quando Fahim comprou o clube. Fique com um possível onze desta equipa. Nada de se deitar fora… Begovic; Glen Johnson, Kaboul, Distin, Armand Traoré; Pedro Mendes, Lass Diarra, Pennant, Kranjcar; Crouch e Defoe.
Já no plantel atual do Portsmouth estão dois nomes que lhe podem dizer qualquer coisa: Chris Oxlade-Chamberlain é irmão de Alex Oxlade-Chamberlain, médio do Liverpool, enquanto Milan Lalkovic é um rapaz sérvio que passou pelo Vitória de Guimarães, em 2012, por empréstimo do Chelsea.