Grande Futebol
"Se houver oportunidade de FC Porto vencer a Champions, não vão desperdiçar"
2020-12-02 16:50:00
"FC Porto demonstra poderio, riqueza e história na Champions", diz 'ministro'

Campeão europeu pelo FC Porto em 2004, autor de um dos golos que ficaram célebres, em Manchester, Costinha diz que os dragões são a equipa portuguesa com ADN de Champions Leagues.

"O FC Porto é uma equipa com historial muito rico na Europa", diz Costinha, realçando que o dragão "é a única que consegue apurar-se por 16 vezes" para as fases mais adiantadas da prestigiada competição da UEFA.

Para o antigo camisola 6 portista "isso demonstra o poderio, a riqueza e a história do FC Porto nesta grande competição" e por isso entende que a turma de Sérgio Conceição pode ambicionar uma caminhada longa na prova milionária.

"Perante as provas, para o FC Porto o campeonato e as taças são sempre para vencer e na Europa o objetivo é tentar chegar o mais longe possível", disse Costinha, não colocando de parte o sonho do dragão em voltar a ser campeão europeu.

"Se houver oportunidade de vencer não vão desperdiçar essa oportunidade", explica o 'ministro', em declarações à Renascença, ele que está feliz por ver o seu antigo clube carimbar novamente o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões.

Ao empatar com o Manchester City, no Dragão, o FC Porto apurou-se pela 16.ª vez para os oitavos de final da Liga dos Campeões, registo único em clubes portugueses.

Os dragões são a única equipa portuguesa em prova e têm brilhado na montra milionária europeia do futebol, situação que não deixou de ser destacada pela newsletter do FC Porto com reparos para a "imprensa de Lisboa".

Os dragões só precisavam de um ponto para passar, pela 12.ª na sua história, à fase a eliminar da prova, e apesar de terem sofrido, perante o ascendente do conjunto inglês que dispôs de várias oportunidades para marcar, seguraram com ‘unhas e dentes' o resultado, com o decisivo contributo do guarda-redes Marchesin.

De resto, vários têm sido os ex-jogadores dos dragões que salietam a capacidade demonstrada pelo FC Porto na montra milionária da UEFA, prova que conquistaram em 2004.