Grande Futebol
Roma, de José Mourinho, criticada pela imprensa italiana
2021-07-18 21:55:00
Clube nega acesso dos jornalistas aos treinos e aos jogos da pré-temporada

A Roma, orientada pelo treinador português José Mourinho, foi alvo de fortes críticas por parte dos organismos representativos da imprensa italiana, após ter negado o acesso dos jornalistas aos treinos e aos jogos da pré-temporada.

A formação romana tem estado a trabalhar no centro de treinos e já disputou, nesse espaço, dois encontros de preparação, com Montecatini e Ternana. No entanto, a comunicação social continuam ser autorização para acompanhar os trabalhos da formação de Mourinho, que entre os dias 25 e 28 de julho vai estagiar no Algarve.

Num comunicado conjunto, a União da Imprensa Desportiva Italiana e Federação Nacional da Imprensa Italiana repudiaram a decisão da Roma, que cita mesmo um acórdão do Tribunal Constitucional italiano em defesa do “interesse geral na informação”.

“Existem restrições claras e inaceitáveis ao direito de noticiar e ao pluralismo da informação, mas também ao exercício do direito ao trabalho, que é negado aos colegas jornalistas e fotógrafos. A inaceitável limitação ao direito de comunicar notícias colocadas pelos AS Roma diz respeito a todas as áreas de informação”, salienta o texto.

“Foi negado aos jornalistas o acesso para o primeiro jogo amigável da época. Este será também o caso do segundo”, continua: “Na segunda parte da temporada, em Portugal, apenas algumas vezes em 12 dias será possível entrar no centro desportivo onde a Roma vai jogar e ver as sessões de treino”.

“O direito à informação, o direito dos leitores, espectadores e ouvintes a serem informados deve ser garantido”, concluíram a União da Imprensa Desportiva Italiana e Federação Nacional da Imprensa Italiana.

Hoje, de acordo com informação avançada pelo clube, a Roma derrotou o Ternana, do segundo escalão do futebol italiano, por 2-0.

Na segunda partida à frente dos ‘giallorossi’, após a goleada imposta aos amadores do Montecatini (10-0), Mourinho viu o espanhol Carles Pérez inaugurar o marcador, logo aos 10 minutos, através de uma finalização de grande ‘classe’, a tocar a bola por cima do guardião adversário.

Ainda sem o internacional português Rui Patrício, único reforço assegurado até agora, a Roma fixou o resultado no segundo tempo, com o central albanês Marash Kumbulla a corresponder da melhor forma a um canto, aos 53 minutos.

A equipa comandada por José Mourinho, que foi sétima classificada da última edição da Serie A, tem mais três jogos de preparação agendados para este mês, com os húngaros do Debreceni (dia 25), o FC Porto (28) e os espanhóis do Sevilha (31).