Grande Futebol
Richarlison: A aposta pessoal de Marco Silva que vai conquistando Inglaterra
2018-08-12 11:00:00
Com apenas 21 anos, o jogador brasileiro tem brilhado sob a alçada do treinador português

Depois de uma primeira temporada de sucesso em terras de Sua Majestade no Watford FC, Richarlison começou a aventura no Everton da melhor forma. O extremo brasileiro marcou os dois golos do clube de Liverpool no empate com o Wolverhampton WFC referente à primeira jornada da Premier League e deixou os adeptos com água na boca para a restante temporada. Tudo graças a Marco Silva, que o levou para Inglaterra em 2017 e o voltou a contratar no mês passado.

Richarlison tornou-se mesmo o primeiro jogador a marcar dois golos no primeiro jogo ao serviço do Everton no mais alto escalão do futebol inglês, sucedendo ao compatriota Jô, que fez o mesmo em 2009 contra o Bolton WFC. Mais: Richarlison estreou-se a marcar pelo Everton no primeiro remate que fez com a camisola dos 'toffees', sendo que não conseguiu colocar nenhuma bola no fundo das redes nas últimas 53 tentativas ao serviço do Watford FC na Premier League.

Aposta pessoal de Marco Silva, Richarlison estreou-se como sénior ao serviço do América Mineiro. Mas foi no Fluminense, onde jogou em 2016 e 2017, que se destacou o suficiente para convencer o antigo treinador de Estoril Praia, Sporting, Olympiacos e Hull City a contratá-lo para o Watford FC no início da temporada 2017/18. Realizou 41 jogos e marcou cinco golos na temporada de estreia, impressionando a maioria dos adeptos e não deixando ninguém arrependido. Agora foi a vez de Marco Silva o voltar a comprar, desta feita para o Everton. O próprio Richarlison já admitiu que o treinador tem sido muito importante para a sua carreira, chegando a ser "um pai".

"Vou estar com o Marco Silva novamente e vou aprender mais um pouco, tentar evoluir diariamente. Quero crescer nos treinos e nos jogos para chegar à seleção brasileira. O Marco Silva tornou-se um pai para mim no Watford. Tenho uma amizade muito boa com ele. Eu conheço o Marco Silva há algum tempo e sei como ele trabalha. Quando estou a precisar de algo que me faz falta, peço ajuda aos mais experientes, como o Marco Silva", disse Richarlison ao canal oficial do Everton aquando da sua apresentação.

A influência de Marco Silva em Richarlison é inegável e são os números que o provam. Quando o português foi treinador do Watford FC, o jovem sul-americano jogava os 90 minutos praticamente sempre e apontou cinco golos entre agosto e novembro de 2017. Assim que o técnico abandonou o clube, Richarlison jogou menos minutos e não marcou nenhum tento na segunda metade no campeonato.

Aos 21 anos, Richarlison tem uma carreira pela frente e os indicadores parecem ser os melhores. O sonho de chegar à seleção do Brasil é público e, a continuar assim, algum dia há de ser cumprido. Para já, vai crescendo na Premier League com evolução a olhos vistos.