Grande Futebol
Real Madrid mostra como um clube domina o Mundial, com Ronaldo em destaque
2018-06-24 19:30:00
O Real Madrid ficou conhecido por contratar as estrelas dos Mundiais, mas este ano são os merengues a brilhar na Rússia.

Já viu um clube dominar um Mundial? Embora seja uma competição apenas destinada para seleções, a verdade é que a prova que decorre na Rússia tem contado com uma influência massiva da parte do tricampeão europeu Real Madrid. Os jogadores dos merengues estão em principal destaque em solo russo e dominam as principais estatísticas individuais, com duas jornadas da fase de grupos praticamente completas. Habitualmente, a equipa da capital espanhola distingue-se por assegurar a contratação das principais estrelas dos Mundiais - que o digam James Rodríguez, depois de brilhar em 2014, e Ozil e Khedira, após 2010 -, mas este ano poderão não ter que o fazer, por já terem os principais craques no plantel.

A começar, aquele que enverga a braçadeira das quinas no braço. Cristiano Ronaldo já não é líder no que diz respeito aos principais artilheiros do Mundial (partilhava o topo da montanha com Lukaku, ambos com quatro golos, até que Kane decidiu assinar um hat-trick neste domingo e chegou aos cinco remates certeiros), mas nem por isso tem estado em menor destaque. O camisola sete foi o autor de todos os golos da Seleção Nacional na competição até ao momento e é tem sido igualmente a principal figura da equipa das quinas, com um hat-trick à Espanha pelo meio e desde que chegou à Rússia já quebrou mais recordes ‘a torto e a direito’, como tem vindo a habituar os amantes do desporto rei.

No entanto, os jogadores madrilenos que mais se têm destacado na Rússia fazem parte do setor de meio-campo. Luka Modric tem estado a um nível assinalável, fator comprovado pela recente exibição no triunfo da Croácia sobre a Argentina, que contou com um golo do médio. Até os próprios colegas de seleção dizem que o jogador do Real Madrid já merecia uma Bola de Ouro. “Se fosse espanhol, ou alemão, já a teria ganho…”, referiu recentemente Lovren. Por falar em alemães, Kroos fez as manchetes dos principais jornais desportivos neste domingo, tudo por culpa do golo que marcou aos 95 minutos no encontro entre os germânicos e a Suécia. Então com um empate a uma bola no resultado e a Alemanha com um pé e meio fora do Mundial, o médio do Real Madrid deu nova vida à sua seleção, com um golaço na sequência de uma bola parada.

Dos golos para as estatísticas, aqui se vê o domínio exercido pelos jogadores merengues na prova de seleções. No que diz respeito aos toques na bola, Isco lidera a lista com 261 e quem vem a seguir são três jogadores do Real Madrid, mais precisamente Kroos (242), Marcelo (240) e Sergio Ramos (231). Por falar no central espanhol, Ramos é também o jogador com melhor percentagem de passes acertados na competição, ou seja, com 205, ou seja, 94,47% de acerto. Kroos é o segundo (93,2%), Isco o quarto (93%) e Marcelo o quinto (86,24%), sendo que apenas o argentino Mascherano se intromete no segundo posto.

Porém, não é necessário que liderem os rankings para que se denote a influência do Real Madrid na competição. Ora vejamos… Isco está no pódio dos jogadores com mais dribles tentados (18), apenas um a menos do que Messi e Neymar, e completou dez, três a menos que o brasileiro e a um do nigeriano Etebo. Não só no capítulo da construção, como também no momento defensivo, a presença merengue é notória. Marcelo é o segundo jogador com mais recuperações de bola (26), somente uma a menos que Kanté, conhecido pela mestria dessa arte. Nesse mesmo capítulo, Kroos encontra-se na quinta posição, com 20 recuperações, ao passo que Casemiro leva 18, Varane tem 17 e Modric 16. O guarda-redes Keylor Navas não conseguiu evitar a eliminação prematura da Costa Rica do Campeonato do Mundo, mas não tem tido grandes culpas no cartório, pois até é o segundo guardião da prova com mais defesas (nove), as mesmas do que Kasper Schmeichel, apenas superado por Ochoa.

Ronaldo, Modric, Kroos, Sergio Ramos, Marcelo, Keylor Navas… estão aqui presentes todos os setores do Real Madrid, em jogadores que têm estado em destaque no Mundial e que permitem observar que é possível notar-se a presença dos clubes até mesmo numa competição destinada a seleções.