Close Menu
  • Portugal
  • Grande Futebol
  • Prolongamento
  • Jogo do Povo
  • Motores
  • Modalidades
Facebook X (Twitter) Instagram
Facebook Instagram RSS
Bancada | FutebolBancada | Futebol
  • Portugal

    Morreu Diogo Jota

    Julho 3, 2025

    “O presidente do Sporting está entalado. Começa a ser um padrão”

    Julho 1, 2025

    “Vai valer tudo. Benfica não está habituado a tanto tempo de barriga vazia”

    Junho 27, 2025

    “Não vejo como é que o Sporting pode ser afetado. Custa-me um bocadinho a novela Gyökeres”

    Junho 27, 2025

    “Quem desvaloriza o Mundial Clubes são sportinguistas com dor de cotovelo”

    Junho 26, 2025
  • Grande Futebol

    Jogo do Manchester United com hora portuguesa

    Abril 18, 2025

    Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

    Março 27, 2025

    Os 7 melhores treinadores do Benfica de sempre

    Março 26, 2025

    Onze contratações surpresa de portugueses para poderosos

    Fevereiro 27, 2025

    Multas do Borussia Dortmund: Sabe quanto custa não dar autógrafos?

    Outubro 2, 2024
  • Prolongamento

    “Benfica acha que tem um direito particular a subjugar tudo e todos”

    Junho 25, 2025

    “O maior rival do FC Porto e do Sporting é o Benfica. Ponto final parágrafo”

    Junho 20, 2025

    “Benfica dá audiências, não precisa das audiências de ninguém”

    Junho 13, 2025

    “Rui Costa bastante mal nos timings de comunicação. Varandas está-se a rir”

    Junho 10, 2025

    “Um presidente do Benfica tem por hábito falar aos gritos no parque de estacionamento?”

    Junho 4, 2025
  • Jogo do Povo

    Faróis do carro a dar luz e treinos no estacionamento no engenho do Eurico

    Junho 13, 2024

    S. João Ver. A bola dá tanto e nunca questiona nada

    Junho 6, 2024

    Peniche. Nem tudo que vem à rede é peixe

    Maio 29, 2024

    Lusit. Évora. E ninguém se lembra do capitão?

    Maio 23, 2024

    Mortágua. Entre sofás e colchões até ser outra vez ‘domingo’

    Maio 16, 2024
  • Motores

    Horário do GP da Bélgica em Fórmula 1 2025 (hora portuguesa)

    Julho 7, 2025

    Fórmula 1 horário Portugal: GP de F1 da Bélgica 2025 – hora portuguesa

    Julho 7, 2025

    Horários do GP do Reino Unido em Fórmula 1 2025 (hora em Portugal)

    Junho 30, 2025

    MotoGP hoje horário Portugal: Hora de GP Alemanha 2025 e de todas as provas

    Junho 30, 2025

    Horários do GP da Áustria em Fórmula 1 2025 (hora em Portugal)

    Junho 23, 2025
  • Modalidades

    UFC Night Fight: Horário Portugal da luta Hill vs Rountree Jr. 

    Junho 18, 2025

    Rip Curl Portugal: Horários do surf nos Supertubos de Peniche

    Março 13, 2025

    NBA Transmissão Portugal: Horário dos jogos da NBA, com hora portuguesa

    Fevereiro 20, 2025

    Calendário MotoGP 2025: Todas as provas de MotoGP de 2025

    Janeiro 23, 2025

    UFC Horário Portugal: Calendário 2025 e horas do UFC Fight Night em Portugal

    Dezembro 30, 2024
Bancada | FutebolBancada | Futebol
Início » Real-Juventus: 55 anos de histórias
Grande Futebol

Real-Juventus: 55 anos de histórias

RedaçãoPor RedaçãoJunho 2, 20178 Mins Leitura
Facebook Twitter LinkedIn Reddit Telegram Email
Partilhar
Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email

Figo, Zidane, Nedved, Di Stefano ou Vidal, em histórias que marcaram o futebol europeu

18 jogos, nove eliminatórias, uma final, muitas histórias. Real Madrid e Juventus jogam, neste sábado (19h45), a final da Liga dos Campeões. Em Cardiff, espanhóis e italianos defrontam-se pela 19.ª vez, naquele que é o segundo confronto mais repetido na história da competição (só superado pelos 24 duelos entre Real e Bayern).

Até agora, o equilíbrio é total: oito vitórias espanholas, oito italianas e dois empates. Contudo, nas duas vezes que se defrontaram em campo neutro, o triunfo sorriu à equipa de Madrid.

Quem se sagrar campeão europeu, neste fim-de-semana, ganhará vantagem no historial entre Real – equipa com mais títulos europeus (11) – e Juve – equipa com mais finais perdidas (6) –, um duelo com 55 anos de história e muitos momentos marcantes.

O dia em que Di Stéfano obrigou a Juve a trocar de equipamento

Em 1961/62, nos quartos-de-final da Taça dos Campeões, o Real Madrid, de Di Stéfano e Puskás, defrontou a Juventus, de Sívori e Stacchini. Os italianos eram virgens no lote dos oito melhores da Europa, enquanto o Real trazia a bagagem de cinco títulos europeus consecutivos entre 56 e 60.

Depois da vitória (1-0) em Itália, o Real Madrid contava com uma eliminatória controlada. No entanto, no segundo jogo, um golo de Sívori deu aos italianos o direito a disputar um terceiro jogo, em campo neutro (Real venceria 3-1, em Paris).

Deste segundo duelo, fica a história da troca de equipamentos, ordenada pela lenda Alfredo Di Stéfano, naquele que é um dos momentos insólitos da história do futebol europeu.

Nessa partida, o Real apresentou-se com o tradicional equipamento branco, enquanto a Juventus optou por um uniforme todo preto, em vez do habitual listado. O problema é que os árbitros também iam vestidos de preto.

Perante a confusão criada aos jogadores do Real, Di Stefano, ao intervalo, foi à cabine do árbitro, levando um equipamento violeta. “Se os jogadores da Juventus não usarem este equipamento que lhes emprestamos, nós não aparecemos para a segunda parte”, terá dito o avançado. O ultimato foi aceite e o árbitro obrigou os italianos a mudarem de uniforme.

Coincidência ou não, o facto é que o Real, até esse jogo dos quartos-de-final, não perdia em casa há mais de sete anos. Maldição da roupa preta?

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=B6AHW796OBAM

O sorteio fatídico que mudou a Champions e ajudou o FC Porto

Na temporada 86/87, Real Madrid e Juventus eram duas das maiores potências europeias. Na segunda ronda da Liga dos Campeões, o sorteio ditou um duelo entre espanhóis e italianos. Alegria pelo “jogaço”, sentiam os adeptos de futebol, raiva pelo duelo tão cedo na prova, sentiam organizadores e patrocinadores.

O maldito sorteio ditou que uma destas equipas seria eliminada numa fase precoce da competição, impedindo a otimização de receitas e estragando os planos de um destes tubarões europeus que, com a eliminação, ficariam confinados às competições internas (acabou por ser a Juventus a cair, no desempate por penáltis).

“Estes dois clubes investiram pequenas fortunas, para depois verem um mau sorteio atirá-los para fora da prova”, explicou Harry Philp, especialista em negócio desportivo, em declarações à BBC, em 2016.

Jorge Valdano, estrela do Real, lamentou o sorteio: “Foi terrível encontrar a Juventus tão cedo. Poderia ter sido a meia-final ou até a final”.

Esta competição, a eliminar, não era do agrado das potências italianas e espanholas, que começaram a pressionar a UEFA para introduzir uma fase de grupos, com sorteio condicionado (mais jogos, mais receita, mais proteção aos tubarões europeus). Desde 1992, ano em que a UEFA cedeu e introduziu as alterações propostas, os clubes espanhóis e italianos ganharam 14 das 24 finais da Champions. Até aí, tinham ganho quatro das anteriores 24.

A eliminação da Juventus acabou por ajudar o FC Porto, que se livrou desse tubarão e venceu a Liga dos Campeões, em 1986/87, na célebre final de Viena, com golos de Madjer e Juary.

Lippi entre uma estátua e o despedimento

Em 95/96, a Juventus eliminou o Real Madrid, depois de ter perdido na primeira mão, em Madrid. O golo de Raúl ameaçava a eliminação italiana, mas os golos de Del Piero e Padovano, em Turim, levaram a Juve até à meia-final. A equipa acabaria por ser campeã europeia, batendo o Ajax, na final, por penáltis.

A história curiosa da eliminatória entre Real e Juventus acaba por ser da autoria de Marcelo Lippi, treinador dos italianos. No final do segundo jogo, o técnico transalpino disse uma frase que ficou na história. “Li, na imprensa, que, se não ganhássemos, eu seria despedido, e que, se ganhássemos, eu teria direito a uma estátua. Será possível haver um meio termo?”

Um jogo que muda o futuro

20 de maio de 1998. Em Amesterdão, na final da Champions, o Real Madrid bateu a Juventus, por 1-0, graças a um golo de Pedrag Mijatovic, num remate de ângulo apertado.

Esse jogo marcou um ponto de viragem no futuro do clube espanhol e o início do descalabro dos italianos. A partir daquele ano, o Real, com o golo do jugoslavo, voltou às conquistas europeias, algo que não acontecia desde 65/66. Depois disso, ainda venceu a prova em 2000, 2002, 2014 e 2016.

Já a Juventus, depois dessa derrota, iniciou um ciclo negro: perdeu as finais 2003 e 2015 e nunca mais conquistou um título europeu. Nessa equipa italiana jogava… Zinedine Zidane, atual treinador do Real Madrid.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=B6AHW796OBAM

O penálti de Figo e o inferno de Nedved

A meia-final de 2002/03 trouxe mais um duelo entre espanhóis e italianos que, desta feita, caiu para o lado transalpino, por apenas um golo. À vitória (2-1) espanhola, em Madrid, seguiu-se um triunfo italiano, por 3-1, num jogo em que o português Luís Figo falhou um penálti que daria o apuramento ao Real Madrid.

Na Juventus, apesar do passaporte para a final, também houve motivo de tristeza. Pavel Nedved foi amarelado no jogo com o Real Madrid e falhou a final. A reação do jogador, essa, também ficou na história, depois de se ter ajoelhado, em campo, a chorar. “Estou tão triste que era capaz de morrer”, disse o checo, no final do jogo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=NSOM1O2DUY54

Um Capello louco

Em 2004/2005, a Juventus voltou a eliminar o Real Madrid, mas nos oitavos-de-final. Mais uma vez, os italianos fizeram de Turim uma fortaleza. Depois de perderem 0-1 em Madrid, venceram, em Itália, por 2-0, com Trezeguet a enviar o jogo para prolongamento, a 15 minutos do fim. Já na meia hora extra, Marcelo Zalayeta marcou o golo histórico que apurou os italianos.

A imagem deste jogo acabou por ser o festejo efusivo de Fabio Capello, treinador da Juventus, conhecido pela sua sobriedade e contenção nos festejos. Neste jogo, o golo de Zalayeta mostrou um Capello… diferente.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=D92MN17O7MD8

Aplausos espanhóis para Del Piero

Em 2008/09, o sorteio ditou que Real e Juventus se encontrassem logo na fase de grupos da Liga dos Campeões.

No primeiro jogo, em Itália, a Juve venceu por 2-1. No segundo jogo, a Juventus, com Tiago no onze, conseguiu uma vitória em Madrid (2-0), 46 anos depois. A exibição de Del Piero, que bisou, mereceu honras de aplausos em pleno Santiago Bernabeu, numa noite memorável para o italiano: “nunca esquecerei essa noite. Os adeptos do Real aplaudiram-me de pé, quando saí”.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=B8M9UGAS2MRB

Paródia a Vidal

Na edição 2013/14, o Real Madrid venceu a “la décima”, na final disputada no Estádio da Luz. Antes, na fase de grupos, houve duelo entre Real Madrid e Juventus.

No jogo de Madrid (2-1, com bis de Ronaldo), o protagonismo acabou por ser não para o português, mas para o chileno Arturo Vidal.

O médio da Juventus correu o mundo, através de televisões e internet, depois de ter ficado a pedir penálti num lance caricato em que o próprio Vidal remata. Não na bola, mas no chão.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=N71H3AAA7R1X

A festa foi de um homem da casa

Em 2014/15, a meia-final da Liga dos Campeões foi decidida por um jogador que a Juventus contratou ao Real Madrid, poucos meses antes. Depois do 2-1 em Itália (Morata, Tevez; Ronaldo), o golo de Ronaldo, em Madrid, colocava os espanhóis na final da prova.

Outro plano tinha Álvaro Morata, avançado que o Real vendeu à Juventus no início dessa temporada. O golo do espanhol, aos 57 minutos, colocou a Juve na final frente ao Barcelona, que haveria de perder (1-3). Morata não festejou o golo.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=2BK697641NR4

Juventus Liga dos Campeões Real Madrid
Partilhar Facebook Twitter LinkedIn Telegram Reddit Copy Link Email
Redação

PARA SI

“A Juventus é só para rir. Não ganha nada na Europa há décadas”

Maio 23, 2025

Jogo do Manchester United com hora portuguesa

Abril 18, 2025

Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

Março 27, 2025

Os 7 melhores treinadores do Benfica de sempre

Março 26, 2025

“Não é mais uma taça de cartão, são mais 11 milhões para o Benfica”

Março 18, 2025

“O Sporting estava em segundo da Champions e acabaram no costume”

Março 14, 2025
Últimas Notícias

Lotaria Clássica Alma Portuguesa: Igreja Matriz de Cortegaça – Resultados de hoje

Julho 8, 2025

EuroDreams Hoje: Resultados, Onde saiu em Portugal – 7 de julho 2025

Julho 8, 2025

Totobola: Prognósticos e lista de jogos desta semana

Julho 7, 2025

Horário do GP da Bélgica em Fórmula 1 2025 (hora portuguesa)

Julho 7, 2025
Veja também
Grande Futebol

Jogo do Manchester United com hora portuguesa

Por RedaçãoAbril 18, 2025

A que horas dá o jogo de hoje do Manchester United? Tudo sobre Manchester United com hora em Portugal

Grande Futebol

Os 7 melhores treinadores do FC Porto de sempre

Por RedaçãoMarço 27, 2025

Esta é a escolha do Bancada para os 7 melhores treinadores da história do FC…

Bancada | Futebol
Facebook Instagram RSS
  • Contactos
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Depositphotos
Copyright © 2025 Bancada

Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.