Grande Futebol
Rafael Leão "estava a começar a perder a paciência" e vai daí...
2018-10-28 14:00:00
Jovem avançado ex-Sporting estreou-se como titular no Lille OSC e logo com o golo do triunfo

"O Pepe recebeu a bola, passou-a e eu fiz o resto!" O minuto 56 do Lille OSC-SM Caen ficará para sempre na memória de Rafael Leão. O ex-avançado do Sporting não só fez o golo de estreia na liga francesa como ditou o triunfo que permitiu ao conjunto liderado por Christophe Galtier subir, de forma surpreendente, ao segundo lugar do campeonato, atrás do poderoso Paris Saint-Germain. "Foi um dia muito especial para mim", afirmou Rafael Leão, em declarações ao site do clube, não escondendo a felicidade decorrente do momento vivido. "Sinto-me muito feliz por ter marcado o primeiro golo e ajudado a equipa a conseguir a vitória. Esperei muito tempo para jogar e, claro está, senti-me muito contente por estar agora a fazê-lo."

Até ao jogo deste sábado, Rafael Leão só havia disputado os últimos 13 minutos do expressivo triunfo de 3-0 sobre o Olympique Marselha verificado há quase um mês, mais concretamente a 30 de setembro. Daí para cá, não saiu do banco de suplentes, pelo que foi com uma certa surpresa que surgiu no onze frente ao SM Caen, na companhia de José Fonte e Xeka, presenças assíduas na equipa titular do Lille OSC. "O Rafael estava a começar a perder a paciência, a ficar chateado. Mostrou-me coisas boas nos treinos, por isso, achei que era altura de começar de início, que era o momento ideal para integrá-lo na equipa", justificou o treinador da equipa sensação da liga francesa, Christophe Galtier, mostrando-se satisfeito com a resposta do jovem ponta de lança, de 19 anos. "Como qualquer jovem, às vezes esquece-se de algumas coisas. Mas estou satisfeito com o seu desempenho e por ter marcado o golo. Fez o que se espera dele."

As lesões também ajudaram ao surgimento do ex-sportinguista no onze. "Loic Remy sentiu uma dor no treino de ontem e Rui Fonte também estava com problemas físicos", lembrou Galtier. Tal como Rafael Leão, José Fonte e Xeka foram titulares, tendo Rui Fonte entrado aos 67 minutos, precisamente para o lugar do antigo jogador do Sporting.

O percurso de Rafael Leão em França não tem sido propriamente fácil. Depois de ter rescindido de forma unilateral com o Sporting, o jogador até esteve perto de o fazer com o Lille OSC pouco tempo depois de ter chegado a terras gaulesas. Na origem deste problema, estiveram as dificuldades do emblema francês em inscrever alguns reforços, entre os quais o avançado português. Um problema imposto pelo desequilíbro orçamental e pelo incumprimento de obrigações financeiras, que levaram a liga francesa a suspender a inscrição de jogadores na altura por tempo indeterminado. Todavia, no início de setembro,  a Comissão de Controlo dos Clubes Profissionais de França aceitou a inscrição dos quatro últimos reforços do mercado de verão do Lille OSC, onde estava incluido Rafael Leão, além de Rui Fonte, Jérémy Pied e Fernando Costanza.

Rafael Leão fez todo o processo de formação no Sporting, acabando por deixar os leões na sequência dos acontecimentos verificados a 15 de amio na Academia, em Alcochete. Fez apenas cinco jogos pela equipa principal, ao serviço da qual apontou dois golos. Com Jotge Jesus no comando técnico, estreou-se a marcar a 12 de outubro de 2017 no triunfo de 4-2 relativo à Taça de Portugal, frente à ARC Oleiros, voltando a jogar no Dragão, diante do FC Porto, apontando nos derradeiros minutos da primeira parte o golo da derrota de 2-1.

A FESTA NO BALNEÁRIO DO LILLE OSC EM REDOR DE RAFAEL LEÃO